
Sorocaba realiza evento “Mulheres Protagonistas” no dia 8 de março
Celebração é ação voltada ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 8 de março, sexta-feira, das 18h às 20h, o evento “Mulheres Protagonistas”, no Teatro Pedro Salomão José, que fica na Avenida Dr. Eugênio Salerno, 298, na Vila Santa Terezinha.
A Coordenadoria da Mulher e o Clube do Idoso, integrantes da Secretaria da Cidadania são quem estão organizando a recepção, com o intuito de homenagear as mulheres da cidade que estão em cargos predominantemente ocupados por homens.
Além da homenagem às figuras femininas de destaque na sociedade sorocabana, o público também poderá conferir apresentações musicais e teatral, representado por frequentadores do Clube do Idoso e também um número de dança.
A programação é gratuita e aberta para todos os públicos. Os convites para prestigiar o evento que homenageia as mulheres podem ser retirados das 8h às 17h, diretamente no Clube do Idoso, localizado na Rua Padre Lara de Moraes, s/n, em Pinheiros. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone: (15) 3233-9014.
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
Diferente de muitas datas famosas, o Dia Internacional da Mulher não é originário de algo comercial, como o dia dos namorados, por exemplo. Neste caso, trata-se de uma bandeira antiga com raízes sérias. A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) somente em 1975, mas é celebrada desde o começo do século XX.
Um dos primeiros movimentos liderados pelas mulheres aconteceu em 1906, em 26 de fevereiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando elas fizeram uma passeata que contou com mais de 15 mil participantes que reivindicavam melhores condições de trabalho.
Àquela época, as mulheres realizavam uma jornada de 16 horas de trabalho por dia, sendo seis dias por semana e também haviam casos de mulheres que trabalhavam aos domingos.
Por volta do mesmo período, na Europa, acontecia um movimento semelhante. Em 1910, uma mulher chamada Clara Zetkin organizou durante uma reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação de várias passeatas exigindo melhores condições de trabalho. Além da condição inferior de trabalho em relação as homens, as mulheres recebiam também um salário menor.
Em 1917 aconteceu algo memorável que marcou de vez o dia 8 de março como uma data especial. Neste dia, várias operárias saíram às ruas para protestar contra a fome que estavam passando, além de pedir o Fim da Primeira Guerra Mundial.
Em 1975 foi marcada oficialmente como Dia Internacional da Mulher de acordo com a ONU e, em alguns países, é um feriado nacional, como na Rússia. Neste dia, na China, as mulheres podem ter metade do dia de folga.