O município de Sorocaba registrou mais de 5 mil casos confirmados de dengue em 2024, segundo aponta o Painel de Monitoramento do Estado de São Paulo.
Ainda conforme o painel, foram mais de 13 mil casos notificados, sendo um óbito pela doença registrado na cidade.
Casos de dengue
Para esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do portal “Dengue 100 Dúvidas”.
O portal faz parte do conjunto de anúncios realizado pelo Comitê de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo. Nele, são reunidas as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet.
O serviço se torna um importante aliado para desmistificar fake news que circulam nas redes sociais e orientar a população sobre o combate ao mosquito. O acesso já está disponível no link www.dengue100duvidas.sp.gov.br.
A principal forma de se prevenir contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.
Algumas das ações recomendadas são a eliminação de água armazenada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, como por exemplo em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.
Portanto, em Sorocaba, os moradores que flagrarem o descarte indevido de materiais ou outros fatores que podem contribuir com a proliferação do mosquito, podem realizar denuncias através dos telefones gratuitos: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800, bem como o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br.
Sintomas
Os sintomas de dengue geralmente incluem febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo, fadiga, fraqueza, manchas na pele ou coceira. Além disso, o público infantil também apresenta sintomas semelhantes aos que são observados nos adultos.
Para confirmar o diagnóstico da dengue em uma pessoa, além da avaliação dos sintomas apresentados, é necessária a realização de exames laboratoriais. No entanto, ao notar a manifestação de qualquer um dos sintomas, é recomendado que o munícipe procure um médico.
A partir da realização dos exames, o médico responsável pode verificar qual o tipo de vírus e, assim, indicar o tratamento mais adequado para a pessoa. Sendo assim, caso suja febre acompanhada de dois ou mais sintomas dos referidos anteriormente é recomendado ir ao pronto-socorro para que sejam feitos os exames diagnósticos.
Até o momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.