CulturaNotícias

Sesc recebe espetáculo “Eu Não Sou Só Eu em Mim” neste sábado (2)

A apresentação é do Grupo Cena 11, e acontece às 20h

O espetáculo “Eu Não Sou Só Eu em Mim – Estado de Natureza – Procedimento 1” será apresentado no sábado (2) no Sesc em Sorocaba.

A apresentação é do Grupo Cena 11, e acontece às 20h. Aliás, o espetáculo contém sequência com flashes de luz que podem afetar espectadores fotossensíveis.

No município de Sorocaba, o Sesc fica na R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.

O espetáculo

O espetáculo propõe um contraponto anarco-coreográfico sobre o conceito de “Povo Brasileiro” na obra de Darcy Ribeiro, com o objetivo de horizontalizar hierarquias entre linguagem e comportamento. Atravessados pela definição de uma “étnico-identidade nacional” desenvolvida pelo escritor mineiro, os artistas investigam a identidade como um fluxo constante de mudanças, questionando o que poderia ser uma dança brasileira.

No corpo do Cena 11, dançar é um campo de conhecimento composto da articulação entre a força da gravidade e os músculos, ossos e emoções. Uma dança proposta como um ecossistema algorítmico, modulando as relações entre alteridade, identidade, comportamento e linguagem para a transdução em dança e coreografia.

Saiba mais sobre o Sesc

Mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc – Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família.

Sua base conceitual é a Carta da Paz Social e sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde a criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.

Ao longo de mais de 76 anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social.

A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 43 unidades operacionais – centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação.

O Sesc conta com atividades como apresentações artísticas, eventos, esportes, palestras, desenvovimento físico, saúde e muito mais, promovendo a diversidade cultural.

O fomento à convivência, ao respeito, ao protagonismo e à aceitação da legitimidade da diferença são elementos norteadores das ações que objetivam a valorização e o reconhecimento de diferentes culturas e suas manifestações. Indígenas, povos e comunidades tradicionais, expressões africanas e grupos com diferentes identidades de gênero, pertencentes a culturas cujos direitos civis e de manifestação se encontram de algum modo ameaçados, constituem a prioridade das discussões da área, que busca participar do processo de reconstrução simbólica do Brasil como comunidade multicultural e plural, livre de formas de dominação e de exclusão.

Ficha técnica da apresentação

Concepção, direção e coreografia: Alejandro Ahmed
Criação, coreografia e performance: Alejandro Ahmed, Aline Blasius, Ana Clara Pocai, Bibi Vieira, DG Fabulloso, Diego de los Campos, Gal Freire, João Peralta, Karin Serafin, Malu Rabelo, Natascha Zacheo e Vitor Hamamoto
Operação e criações em vídeo e som: Alejandro Ahmed, Diego de los Campos e João Peralta
Direção técnica: Grupo Cena 11
Assistente de direção: Karin Serafin
Interlocução para iluminação: Irani Apolinário
Trilha sonora: Tálamo . K
“Variações sobre tema de Ligeti para piano”: João Peralta
Figurinista: Karin Serafin
Assistência de direção de movimento: Aline Blasius
Direção de produção: Karin Serafin
Assistência de produção: Malu Rabelo
Criação e programação de objetos, instrumentos e mecanismos para cena: Diego de los Campos
Comitê teórico-prático: Ana Maria Rabelo Gomes, Fabiana Dultra Britto, José Fernando Peixoto de Azevedo e Leonarda Glück
Fotografias: João Peralta e Karin Serafin
Tradução: Marcos Morgado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo