NotíciasSorocaba

5ª edição da RESISTÊNCIA DRAG acontece quinta (18) no Sesc; SAIBA MAIS!

A apresentação “Resistência Drag 5: Re-Existência Transformista no Brasil” acontece no Teatro do Sesc em Sorocaba na quinta-feira, dia 18 de julho.

O evento tem apresentação de Pamdora Medonha e Franchesca. Hostess: Pietra Pojo. Produção e organização: Traga Brasil. Realização do coletivo Nós Diversos.

Para assistir, basta comparecer ao teatro do Sesc com uma hora de antecedência para realizar a retirada dos ingressos. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

Entre as décadas de 1990 e 2000, a arte e a noite drag na cidade de Sorocaba ganharam destaque no circuito transformista estadual e nacional.

Resistência Drag 5

A quinta edição valoriza a cultura brasileira por meio de suas várias expressões transformistas. O objetivo é recriar imaginários nacionais para reavivar as memórias e o histórico de lutas da população LGBTQIA+!

Com isso, irão promover um encontro de gerações de drags e transformistas a partir do tema: Re-Existência Transformista no Brasil, por meio do coletivo Nós Diversos, uma parceria entre o Sesc Sorocaba, a Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS) e o Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS) da UFSCar Sorocaba.

A arte transformista está ligada à construção de personagens porque se identifica como uma expressão artística e política da era moderna, assumindo uma forma de existência que transgride os padrões sociais.

Muitas sujeitas em todo o mundo têm usado essa figura para vários propósitos, mas na maioria dos contextos, podemos relacioná-la com a luta histórica da comunidade LGBTQIAPN+.

Nas últimas décadas, a arte drag se tornou popular nos meios de comunicação de massa (filmes, programas, publicidades, música, etc.), tornando-se uma cultura pop.

A arte drag brasileira e latino-americana ainda é ignorada e poucas pessoas entendem a arte drag brasileira partindo de referenciais que possam mostrar nossas raízes sul-americanas, apesar de sua expansão. A cultura pop dominadora acaba impondo formatos e proporções, limitando a variedade de ações de drag.

No circuito de Sorocaba, há um período de esvaziamento de espaços, propostas e artistas transformistas devido a fenômenos globais e locais, como a ascensão da música eletrônica e a popularização do open bar nas boates. A Traga Brasil se torna um marco na memória e na paisagem de Sorocaba devido a esse esvaziamento.

Desde 2017, um circuito de arte e cultura LGBTQIAPN+ está sendo desenvolvido em várias cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a partir de 25 ações promovidas pela Traga.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo