NotíciasSorocaba

Preço dos REPELENTES sobe no estado de SP em 2024 e Sorocaba registra MILHARES de casos de DENGUE

Um levantamento do Procon-SP concluiu que houve um grande aumento nos preços médios de repelentes em 2024.

Segundo o levantamento semanal feito em sites de grandes drogarias e supermercados, o Procon-SP verificou que houve uma alta de 2,08% nos preços médios dos produtos pesquisados – o preço médio em 26 de abril que era de R$ 21,97 passou para R$ 22,43 em 3 de maio.

Levantamento do preço de repelentes

A consulta online, feita a partir de um endereço de referência na capital, identificou ainda que a oferta de repelentes permanece reduzida para o consumidor.

Só foi possível fazer a comparação de preços de quatro itens e de duas marcas que estavam disponíveis comparando-se com a quantidade e variedade de produtos disponíveis na primeira pesquisa, no final de 2023 e com o início da série semanal em fevereiro.

Veja o relatório completo (https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/Comparativo-repelentes-periodo-03-05-24-26-04-24.pdf)

Os levantamentos de preço médio realizados em dezembro do ano passado e semanalmente a partir de fevereiro de 2024 têm como objetivo ajudar o consumidor a ter referências na hora da compra, alertar para a importância da pesquisa de preços e para a necessidade de prevenção à dengue.

O Procon-SP recomenda que ao escolher um repelente o consumidor leia o rótulo com atenção, observe se há o registro da Anvisa, eventual restrição de idade, entre outras informações.

Casos de dengue em Sorocaba

Em menos de quatro meses, Sorocaba registrou mais de 10 mil casos de dengue. Quatro pessoas morreram pela doença na cidade, que declarou situação de emergência há mais de um mês.

Os sintomas mais comuns notificados no município de Sorocaba foram de febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), náusea e vômito, seguido de dores nas costas, artrite, dentre outros sintomas registrados.
Em 2023, foram registrados mais de 1,5 milhão em todo o estado de São Paulo, com 1.094 mortes em decorrência da doença. Esse foi considerado, à época, o maior número já registrado desde 2000, quando iniciou a série histórica dos registros.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do portal “Dengue 100 Dúvidas”.

A Prefeitura de Sorocaba decretou situação de emergência em razão do cenário epidêmico na cidade. Também foi anunciado o atendimento estendido, até 22h, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais serão realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita de dengue, sendo das 19h às 22h com atendimento exclusivo para este público.

O decreto municipal, que tem duração de 90 dias e permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuação com mais agilidade e que a Administração Municipal possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue, entre outras atividades.

O Município também intensificará ações educativas, visitas às casas e nebulizações noturnas com caminhonetes da Vigilância em Saúde.

Além disso, a Prefeitura segue atuando na divulgação da campanha de ‘Combate à Dengue’, com cartazes nos pontos de ônibus e táxis, terminais, além de material disponível nas redes sociais e canais oficiais. Estão sendo efetuados, ainda, abordagens educativas nas escolas, além de capacitações nas UBSs e comunidades em todas as regiões da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo