Notícias

Prouni: segunda chamada será feita nesta terça-feira (27) pelo MEC

A lista dos aprovados no Prouni estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O MEC (Ministério da Educação), divulgará nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos que foram pré-selecionados na segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos), nas ofertas de bolsas da edição de 2024 do programa.

A lista dos aprovados no Prouni estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A primeira chamada foi realizada no dia 6 de fevereiro.

Na primeira edição, 406428 bolsas serão ofertadas, com 308977 sendo integrais e outras 97451 parciais, no total de 15482 cursos de 1028 instituições em todo o Brasil.

Nesta segunda etapa de chamada do Prouni, as vagas remanescentes são preenchidas por candidatos que não foram selecionados na primeira chamada, ou então que foram chamados, mas que por algum motivo não realizaram a matrícula dentro do prazo determinado.

Depois das duas chamadas do programa, os candidatos ainda podem manifestar interesse em participar das listas de espera, que serão utilizadas pelas instituições de ensino para chamar aqueles candidatos para que possam preencher bolsas que não foram ocupadas.

Para participar da lista de espera do Prouni, é necessário acessar a página do Programa dentro do prazo estipulado no cronograma e no edital. Para ficar na lista de espera da primeira opção de curso, o candidato não pode ter sido aprovado nas chamadas anteriores, ou então ter sido rejeitado por falta de turma no período da pré-matrícula.

Para a segunda opção de curso, o candidato deve ter sido recusado nas chamadas regulares por falta de bolsas disponíveis, ou então caso não tenham sido formadas turmas para a primeira e segunda opções de curso.

O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 18 de março, e os candidatos precisam manifestar interesse nas vagas remanescentes entre os dias 14 e 15 de março.

Com a manifestação de interesse na participação das listas de espera do Prouni, os candidatos precisarão comparecer à Instituição de Ensino Superior desejada e entregar a documentação necessária, ou então enviá-la por meio eletrônico, para comprovar as informações prestadas na inscrição, no período de 19 a 27 de março.

Segundo o Ministério da Educação, o número de ofertas de 2024 é o maior da história do programa, criado em 2005.

O aluno que for pré-selecionado deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a comprovação dos dados informados na inscrição, entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março. Esta apresentação pode ser feita tanto por meio físico como eletrônico.

Prouni

“Nascido” em 2004, o Programa Universidade Para Todos, disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas.

O programa acontece duas vezes por ano, e seu público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior. Alguns dos critérios para selecionar os estudantes, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; também é avaliado se o candidato cursou de forma integral o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituição privada de ensino médio; e também é considerado se a pessoa possui alguma deficiência, além de outros critérios previstos na legislação.

O número de inscritos do Prouni neste ano já é um recorde, com 797840 estudantes, representando um crescimento de 130% em relação a 2005, primeiro ano do programa.

Para participar do Prouni, é necessário que os estudantes tenham realizado uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com nota igual ou superior a 450 na prova, além de não ter zerado na redação. Também é preciso que se atendam ao critério socioeconômico, de um salario mínimo e meio para bolsas integrais, e até três salários mínimos para bolsas parciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo