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ATENÇÃO, brasileiros com CPF 1 a 0: Governo lança PROJETO PILOTO para atendimento em todo o Brasil e divulga HOJE (28) DIRETRIZES do GOV.BR Presencial

Na assistência presencial, os solicitantes terão auxílio para solucionar questões relacionadas ao uso da conta

O Ministério da Gestão lançou nesta segunda-feira (25) um programa piloto de atendimento presencial no âmbito do GOV.BR em Teresina, no Piauí (PI).

A busca por iniciativa promover a inclusão digital e facilitar o acesso aos serviços públicos com o objetivo de simplificar a vida da população brasileira.

Como será o atendimento presencial do GOV.BR

Nessa fase inicial, o atendimento já está disponível em todas as Unidades da UAI em Minas Gerais e também nas seguintes cidades: Lages, Santa Catarina e Niterói no Rio de Janeiro.

Na assistência presencial oferecida pelo GOV.BR, os solicitantes terão auxílio para solucionar questões relacionadas ao uso da conta no site ou solicitar serviços públicos digitais com segurança e confiabilidade.

Além de oferecer atendimento especializado, o programa firma parceria com outras agências para oferecer acesso gratuito à internet para utilização de serviços digitais. Para utilizar esse serviço, o cidadão deverá se identificar por meio de sua conta GOV.BR na rede Wi-Fi do órgão.

A Justiça Federal de Primeira Instância do Estado de Pernambuco (PE) já aderiu ao programa e disponibilizará acesso gratuito à internet em 10 unidades físicas em todo o estado.

O GOV.BR oferecerá atendimento presencial em todas as 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAI) distribuídas por Minas Gerais. Na cidade de Lages, a iniciativa estará disponível no Balcão Cidadão.

No Piauí, os cidadãos serão atendidos no Grand Dirceu Cidadania Espaço na capital. Enquanto estiver em Niterói, o serviço será prestado através da Engenhoca Plataforma Urbana Digital.

Versão digital

O GOV.BR em sua versão digital funciona como um portal do governo federal oferecendo uma vasta variedade de serviços para a população.

Entre esses serviços estão incluídos o acesso a informações sobre diversos temas, como saúde, educação e trabalho; além da possibilidade de realizar transações online, como transferência de documentos e cadastro em programas sociais, entre outros.

É possível para os usuários participarem de consultas públicas, oferecerem sugestões e registrarem reclamações no GOV.BR. Para acessar esses serviços, é necessário ter uma conta gov.br, que pode ser criada gratuitamente em questão de minutos.

Crie uma conta

Para criar uma conta no GOV.BR, é fácil e direto. Basta seguir as etapas indicadas passo a passo.

  • Visite o site.
  • Selecione a opção “Criar conta” após realizar a localização e clicar.
  • Preencha os campos com seu CPF e informações de nascimento.
  • Para proteger sua conta, crie uma senha segura e responda a algumas perguntas de segurança.
  • Para finalizar o processo de criação da conta, é necessário validar seu e-mail e número de celular após preencher os dados.

Segurança em diferentes níveis

A proteção da conta gov.br é garantida através de três camadas de segurança, designadas bronze, prata e ouro. Cada nível determina quais serviços estão disponíveis para o usuário acessar.

A categoria bronze concede acesso a serviços fundamentais, como consulta de saldo no FGTS e emissão de certificados. Enquanto isso, o nível prata viabiliza a utilização de serviços mais sofisticados, tais como inscrição em concursos públicos e exigência de benefícios sociais.

Por fim, o nível ouro concede acesso a todos os serviços do GOV.BR, inclusive aqueles que exigem maior segurança, como assinatura digital de documentos.

Para aumentar o nível de segurança do conta gov.br, os usuários podem realizar diversas ações como validar seu CPF por meio de banco credenciado, realizar reconhecimento facial e instalar certificado digital.

Serviços oferecidos pelo GOV.BR

O GOV.BR oferece uma ampla gama de serviços online para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. Através do portal, você pode:

Acessar seus documentos

  • Consultar e emitir CPF, carteira de identidade, título de eleitor e outros documentos;
  • Tirar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito;
  • Acessar o histórico de contribuições do INSS;
  • Consultar o PIS/Pasep.

Solicitar serviços

  • Inscrição no CadÚnico;
  • Emissão de carteira de trabalho digital;
  • Solicitação de seguro-desemprego;
  • Agendamento de serviços em órgãos públicos;
  • Solicitação de passaporte.

Pagar impostos e taxas

  • Dar entrada no Imposto de Renda;
  • Pagar boletos de tributos federais;
  • Emitir guias de pagamento.

Obter informações

  • Consultar informações sobre programas sociais;
  • Acessar notícias do Governo Federal;
  • Obter informações sobre concursos públicos;
  • Consultar legislação federal.

Participar da cidadania

  • Votar em consultas públicas;
  • Enviar sugestões e reclamações ao governo;
  • Acompanhar a atuação do Governo Federal.

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