CulturaSorocaba

Programa “PTS na Escola” deve beneficiar cerca de 320 alunos em Sorocaba

O Programa “PTS na Escola”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba através do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e da Secretaria da Educação (Sedu), começa a ser realizado a partir desta terça-feira (2) para alunos da rede municipal de ensino.

Com o projeto, que tem parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), um ônibus adaptado vai até as escolas municipais, permanecendo 10 dias em cada unidade, para levar atividades de robótica, ciência e tecnologia aos estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

O começo do PTS na Escola

Em 2022, na primeira etapa, o projeto atendeu um total de 180 alunos da rede. No ano seguinte, em 2023, mais cinco escolas foram beneficiadas, alcançado aproximadamente outros 300 estudantes. Para este ano está programada a participação de oito escolas, atendendo cerca de 320 alunos.

+Unidade móvel da Casa do Cidadão Zeladoria atende em 5 bairros em abril

Nesta terceira etapa, a primeira escola a ser beneficiada com o projeto será a E.M. Matheus Maylasky, na região central. Ali, cerca de 40 estudantes, com idades entre oito e 10 anos, organizados em duas turmas, receberão as aulas no ônibus itinerante do PTS, abrangendo os fundamentos da Cultura Maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de lógica, ciência e robótica aos alunos.

Para a presidência do PTS, o projeto é fundamental para contribuir para a formação dos estudantes, dando a eles a oportunidade de conhecer robótica, programação, lógica, eletrônica, entre outras ciências, relacionadas às profissões do futuro.

Entre os parceiros do programa está a empresa UniQ, residente do PTS, que apoiou o projeto desde sua implantação, em novembro de 2021, contribuindo com a criação da identidade visual do ônibus, na discussão da formatação do plano de estudo e, ainda, a coordenação da manutenção do veículo.

– Investir no ensino e na profissionalização do jovem, realmente, não é apenas uma medida estratégica nossa, mas também uma contribuição da UniQ para a sociedade. Eu cito o meu exemplo próprio: também iniciei a minha carreira e meus estudos profissionais na área com a mesma idade na qual os alunos do ‘PTS na Escola’ estão iniciando. Então, sei o quanto isso foi determinante para o meu desenvolvimento de carreira e para a introdução a uma nova profissão – ressalta o CEO da UniQ, Fernando Cesar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo