O Programa de acolhimento à moradores de rua em Sorocaba, chamado Programa “HumanizAção”, realizou o acolhimento de mais 26 pessoas no último sábado (16).
As equipes prestaram atendimentos a 69 pessoas em diversos pontos da cidade, e 26 delas acabaram aceitando receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e outros cuidados de higiene.
Homem de 30 anos é detido pela GCM por tentativa de roubo na zona norte de Sorocaba
Os agentes do Programa “HumanizAção” percorreram os seguintes locais:
- Rua Belmiro Moreira Soares;
- Avenida Antônio Carlos Comitre;
- Avenida Gen. Carneiro;
- Rua Juvenal Ferraz Martins;
- Praça Antônio Tadeu Maldonado;
- Mosteiro de São Bento;
- Rua Padre Lara de Moraes;
- Rua Dona Carmella Capossoli de Freitas;
- Rua José Martins;
- Avenida Cel. Nogueira Padilha;
- Praça Mãe Preta;
- Praça Frei Baraúna;
- Praça Cel. Fernando Prestes;
- Avenida Elias Maluf;
- Rua Frederico Júlio;
- Avenida Dr Armando Pannunzio;
- Rua Luiz Gonçalves de Camargo;
- Avenida Itavuvu;
- Rua Oswaldo Azevedo Sampaio;
- Rua Francisco Loureiro;
- Avenida Dom Aguirre;
- Avenida Itavuvu;
- Rua Dr. Álvaro Soares;
- Rua Sete de Setembro;
- Largo do Divino;
- Rua Antônio Soares;
- Avenida Barão de Tatuí;
- Imediações da Rodoviária.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Para contribuir com o programa
Os cidadãos podem ajudar o Programa “HumanizAção”, colaborando com a informação dos locais da cidade em que haja pessoas em situação de rua e que precisam de cuidados e acolhimento, e também doando roupas, cobertores e alimentos.
O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, acessível 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
“HumanizAção” em fevereiro
No último mês, o programa atendeu mais de 720 pessoas em situação de rua, com 661 delas sendo encaminhadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS) para o início do acolhimento.
Das pessoas acolhidas, somente em fevereiro, 220 conseguiram o retorno ao lar, com o apoio do programa municipal. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.