
Foi realizada a primeira audiência, de forma virtual, do assalto a uma mercearia que acabou com a morte de um adolescente, na zona norte de Sorocaba. O caso aconteceu em outubro de 2023. Dois homens estão presos.
Erick Soares, na época com 16 anos, foi morto a tiros após um roubo à mercearia da família dele, na tarde do dia 24 de outubro, no Jardim Eucaliptos.
Conforme apurado pelo g1, a audiência desta terça-feira teve o interrogatório dos réus. Não há informações sobre quantas testemunhas foram convocadas.
Relembre o caso
A Polícia Civil informou que dois criminosos armados em uma moto assaltaram o estabelecimento, que fica na Rua Tiburcio Ribeiro Filho. Após o roubo, o adolescente foi atrás dos suspeitos. Eles atiraram contra Erick e conseguiram fugir.
Imagens de câmera de monitoramento flagraram o momento em que Erick correu atrás dos dois homens, que apontam uma arma para o adolescente.
O corpo de Erick foi sepultado no dia 26 de outubro. Ele deixou os pais e dois irmãos mais novos, de sete e três anos.
Prisão dos suspeitos
O primeiro suspeito, de 23 anos, foi preso no dia 8 de dezembro, em Indaiatuba. Segundo a Polícia Civil, o criminoso contou que, após o crime, vendeu a motocicleta que usou para ir até o local e também se desfez da arma do crime.
No dia 26 de janeiro, os policiais chegaram ao segundo suspeito após uma denúncia. Uma equipe foi até o local indicado, no Parque Vitória Régia, e encontrou seis pessoas. Não havia nada de ilícito com o grupo, porém, o nome de um dos abordados, de 43 anos, constou como procurado pela Justiça por latrocínio.
Segundo a PM, ele é integrante de uma facção criminosa e já havia cometido outro assassinato no ano de 2006, em São Paulo.
+Vigilância Sanitária INTERDITA ESTABELECIMENTO na região sul de SOROCABA na sexta (26)
Crime em Sorocaba
CRIME na PREFEITURA DE SOROCABA? Ministério Público diz que grupo ligado ao PCC entregou dinheiro no local 2022
A prefeitura de Sorocaba pode ter recebido dinheiro de um grupo ligado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2022, de acordo com uma denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
A organização criminosa foi alvo de operação do MP-SP no dia 16 de abril, onde três vereadores de diferentes cidades paulistas e mais 10 pessoas foram presos. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos (SP) indica que o PCC se infiltrou em empresas e órgãos públicos.
A denúncia, apresentada pelos promotores do Gaeco, afirma que foram pelo menos duas entregas de dinheiro feitas em Sorocaba. Uma delas na prefeitura, em 2022. A segunda ocorreu dois anos antes, em 2020.
GCM EM AÇÃO: Homem de 25 anos ACUSADO de tentativa e ROUBO no Wanel Ville é detido pelos agentes
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Sorocaba, deteve um homem, de 25 anos de idade, em uma pastelaria, por tentativa e roubo no Wanel Ville, zona oeste da cidade. O caso aconteceu por volta das 23h30 de sexta-feira (26), após o acusado roubar uma farmácia na mesma avenida.
Uma equipe da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) da GCM fazia patrulhamento preventivo na Avenida Paulo Emanuel de Almeida quando foi acionada por populares após impedir o indivíduo de cometer o crime na pastelaria.
Segundo o relato das vítimas, o homem entrou no estabelecimento com um pé de cabra e agrediu um funcionário exigindo o dinheiro do caixa. Os demais funcionários entraram em luta corporal com o acusado quando o mesmo caiu no chão, bateu a cabeça e desmaiou.
Logo após a chegada da GCM, uma viatura da Polícia Militar (PM) também chegou ao local, relatando que por volta das 22h15 uma farmácia da mesma avenida teria sido roubada. Testemunhas reconheceram o homem e confirmaram o crime.
O SAMU foi acionado para atendimento e conduziu o indivíduo até o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), ficando em observação para exames. O caso foi apresentado no Plantão da Polícia Civil, onde o delegado registrou o flagrante de roubo, bem como a segunda tentativa, ficando o indiciado, após receber alta médica, à disposição da justiça.