NotíciasSorocaba

Palestra sobre prevenção ao uso das drogas é realizada para mais de 350 jovens em Sorocaba

Ação fez parte do programa “Patrulha Legal”

Uma palestra sobre prevenção ao uso das drogas foi realizada para mais de 350 jovens, de 14 a 24 anos, da Guarda Mirim de Sorocaba, nesta sexta-feira (15).

A ação fez parte do programa “Patrulha Legal”, da equipe da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), realizou, na manhã desta sexta-feira (15), e a ação aconteceu no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

Com o objetivo de educar os jovens, a palestra alertou aos jovens participantes quanto aos sérios riscos de entrar para o submundo das drogas e todas as suas consequências.

Ações municipais como essa são importantíssimas, principalmente aos jovens para que, nesse momento de transformação, tanto física quanto psicológica, siga o caminho correto e preservem os valores da sociedade e da família”, disse o vice presidente da Guarda Mirim de Sorocaba, Júlio Leme, à prefeitura de Sorocaba.

Também foram citados, como exemplos, casos de pessoas que conseguiram sair da situação de dependência química e como é feito o processo de reabilitação dessas pessoas.

Programa Patrulha Legal

O programa “Patrulha Legal” é promovido, mensalmente, pela Secretaria de Segurança Urbana, com o intuito de orientar as crianças e os adolescentes sobre como evitar o contato com substâncias tóxicas, a partir da informação sobre os seus inúmeros malefícios sociais e à saúde.

O contato com a Secretaria de Segurança Urbana, para solicitações de agendamento de atividades da “Patrulha Legal”, pode ser feito diretamente na sede da Secretaria, que fica na Rua Castanho Taques, 100, no Jardim Ana Maria, zona norte da cidade.

A solicitação também pode ser feita por telefone: (15) 3212-9400 ou pelo e-mail: sesu@sorocaba.sp.gov.br.

Prevenção ao uso das drogas

O uso de álcool e outras substâncias pode gerar problemas graves como acidentes, desenvolvimento de dependência e danos ao organismo.

Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde, a ciência mostra que o desenvolvimento de dependência de álcool ou de outras drogas é resultado de uma soma de fatores de vulnerabilidade, incluindo aspectos biológicos, psicológicos e sociais e que as intervenções mais efetivas são aquelas que os levam em consideração, desenvolvendo projetos terapêuticos individualizados. Ou seja, não há panaceias ou soluções aplicáveis a todos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o contato com o álcool e as drogas, entre os brasileiros, se inicia ainda na adolescência, quando a maioria das pessoas tenta se sentir inserida em um determinado grupo.

Após o primeiro contato, essas pessoas, em grande parte, acabam se tornando dependentes de alguma droga.

A neurociência já demonstrou que a dependência química é essencialmente uma doença do cérebro, mas com imensa influência do meio ambiente. Dentre as pessoas que utilizam álcool cerca de 30% apresentam problemas associados ao uso. Cerca de 40% dos dependentes de álcool apresentam transtornos mentais como depressão e ansiedade, muitas vezes antecedentes ao uso.

Portanto a prevenção é essencial e, aplicada ao fenômeno das drogas, visa a adoção de uma atitude cujo objetivo é evitar o estabelecimento de uma relação destrutiva de um indivíduo com uma droga, levando-se em consideração as circunstâncias em que ocorre o uso, com que finalidade e qual o tipo de relação que o sujeito mantém com a substância, seja ela lícita ou ilícita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo