Prefeitura de Sorocaba inicia obras de infraestrutura urbana para reparar danos causados pelas chuvas
Em colaboração com o Saae e diversas secretarias municipais, foi iniciada uma série de obras de infraestrutura urbana para reparar os estragos.
Na esteira do caos deixado pelas intensas chuvas do último fim de semana, a Prefeitura de Sorocaba está agindo com rapidez e eficiência.
Isso por que foi iniciada uma série de obras de infraestrutura urbana para reparar os estragos em vários pontos da cidade, em colaboração com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e diversas secretarias municipais.
Obras de infraestrutura urbana em pontos danificados pelas chuvas
As equipes, munidas de recursos próprios da Prefeitura, estão empenhadas na recuperação de pontos cruciais.
Destacam-se as Ruas Professora Guida Mares (Central Parque) e Laura Maiello Kook (Ipanema das Pedras), onde pontes, asfalto e calçadas estão sendo revitalizados.
Paralelamente, a limpeza e manutenção da bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha, parte integrante do Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, são prioridades.
Córregos, Avenidas e Bairros Afetados
Além das áreas centrais, a atuação estende-se a diversas regiões.
No trecho onde o córrego da Água Vermelha cruza sob a Avenida Pereira Inácio, a pista já foi restaurada, restando apenas as obras na rede de esgoto.
Já na Rua Professora Ana Rita Moraes Coelho, no bairro Barcelona, a pista afundou, exigindo intervenção imediata.
A Avenida São Paulo, próxima à entrada do Jardim Bandeirantes, e a passagem de córrego na Rua Eulália Silva, no Jardim Faculdade, também passam por obras de recuperação.
Maquinário especializado em ação
A infraestrutura pesada, incluindo escavadeira hidráulica, retroescavadeiras e caminhões, foi deslocada para os locais críticos.
No RDC Água Vermelha, destaca-se a instalação da escavadeira flutuante, a mesma utilizada no ano anterior no desassoreamento do Rio Sorocaba, na área urbana.
Todos os locais de obras estão devidamente sinalizados, considerando as interrupções totais ou parciais do trânsito.
A presença constante dos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), especialmente nos horários de maior movimento, é uma garantia de segurança. Motoristas são aconselhados a redobrar a atenção.
Prazo de conclusão e compromisso ambiental
O tempo de conclusão das obras varia conforme cada local e as condições climáticas, mas a expectativa é que todos os pontos estejam completamente recuperados em até dois meses.
Nesse sentido, o diretor-geral do Saae/Sorocaba ressalta que as intervenções são complementares, visando a segurança das equipes e a preservação das áreas afetadas.
Além das intervenções mencionadas, o Saae/Sorocaba tem planos de dar continuidade às obras na região do Parque das Águas e Parque Vitória Régia, assim como em locais específicos da Rua Juvenal de Campos.
As obras de desassoreamento do Rio Sorocaba, em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), continuam em andamento como parte do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica.