
A Polícia Civil capturou dois homens suspeitos de praticarem furtos de motocicletas no bairro Nova Esperança, na zona oeste de Sorocaba. A operação foi feita nesta segunda-feira (27) pela tarde.
De acordo com as investigações, a dupla realizava os furtos de motos diretamente da garagem das casas, e, depois, eram repassadas para um receptador, que era o responsável por clonar as placas dos veículos.
Ainda segundo a polícia, em tom de deboche, os criminosos compartilhavam fotos das motos furtadas nas redes sociais.
+MAIS UMA VÍTIMA DE DENGUE: Idoso de 81 anos morre em Sorocaba
No endereço dos suspeitos, foram encontrados R$ 1,2 mil, 48 porções de crack, chaves para ligar as motos, balanças e celulares.
Situação dos suspeitos
Os dois homens foram presos em flagrante e foram encaminhados para a delegacia do município. Um deles, inclusive, já era procurado pela polícia.
Cuidados que quem tem moto deve ter com a segurança do veículo
Assim como na situação ocorrida em Sorocaba, os bandidos aproveitam qualquer situação para cometer o delito. E apesar de não ser o correto, é bastante comum que os motociclistas esqueçam a chave no veículo, então é sempre importante conferir se a chave não ficou na ignição do veículo quando for estacionar.
O ideal também é procurar um lugar em que as condições sejam favoráveis, como um ambiente com maior movimentação de pedestres, com câmeras de segurança ao redor.
Um bom inibidor de roubo é o alarme sonoro. Por ser um dispositivo bem comum, ele possui muitas vantagens, como o fato de ser um acessório acessível financeiramente.
O sinal emitido é inconveniente na hora do furto, e com o avanço da tecnologia, é possível adquirir dispositivos que enviam diretamente um alerta para o celular do proprietário.
Algumas motocicletas já saem de fábrica com alarme. Se não for o caso da sua, procure um serviço especializado para a instalação do dispositivo, evitando possíveis danos na parte elétrica e eletrônica do veículo.
Outro método eficaz é a utilização de rastreadores. O uso de um rastreador é bem mais eficaz no caso de roubo, quando há o contato do proprietário com o criminoso, pois a localização poderá ser identificada rapidamente.
O uso de travas metálicas no disco de freio ou na coroa da motocicleta também é bastante utilizado. Já os cadeados são ideais para prender as rodas dianteiras e traseiras. O travamento do guidão é outra medida de segurança contra o roubo de motos e, geralmente, já vem incluso no veículo direto da fábrica.
Também é válido mesclar as rotas em horários menos seguros. O ideal é utilizar várias rotas ao dirigir à noite. O uso do mesmo trajeto pode facilitar a ação de bandidos, que ficam vigiando a possível vítima do roubo de motos.
Alguns horários também devem ser evitados, principalmente ao passar em locais mais desertos e com pouca iluminação. Também tome cuidado com o uso do GPS — nem sempre os aplicativos são 100% precisos, podendo levar o piloto a locais perigosos.
Os gastos com uma moto são muitos, mas a contratação de um bom seguro pode ser uma opção vantajosa para proprietários de veículos. Para os motoboys, por exemplo, o seguro concede segurança. Afinal, caso ocorra o roubo, eles não ficam totalmente no prejuízo e não perdem a sua principal ferramenta de serviço.