Compras: Pesquisa indica que 68% da população no estado SP faz compras online
Análise é da Fundação Seade
Uma análise sobre os padrões de consumo digital no estado de São Paulo feita pela Fundação Seade mostra que 68% dos residentes realizaram compras online nos últimos 12 meses.
Aspectos como renda, nível educacional e faixa etária exercem influência significativa sobre os hábitos de consumo das pessoas.
Renda, educação e idade
Embora 68% da população do estado tenha realizado online, em 2022, apenas 31% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo estavam incluídas nesse grupo, em comparação com 87% daquelas com renda acima de 10 salários mínimos.
O índice de consumo variou significativamente quando levado em conta o ensino, indo de 26% entre os usuários com apenas o fundamental completo para 82% entre aqueles que haviam concluído o nível superior.
A variação foi de 37% entre os indivíduos com 60 anos ou mais para 83% entre aqueles com idade entre 30 e 44 anos.
Compras
De acordo com a pesquisa da Fundação Seade, eletrônicos e eletrodomésticos destacaram-se como alguns dos produtos mais adquiridos pelos consumidores online, alcançando um índice de 88% entre os entrevistados.
Além disso, o estudo revelou que o consumo digital foi mais prevalente na cidade de São Paulo em comparação ao interior.
Esse fenômeno pode ser atribuído ao dinamismo econômico da capital, que se reflete na disponibilidade de oportunidades de geração de renda e consumo, na ampla variedade de produtos e serviços disponíveis online, na infraestrutura de internet de qualidade e na eficiência da logística de distribuição e entrega de mercadorias.
Dicas para comprar online
A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia e fez com que novos hábitos de consumo surgissem. As lojas virtuais já são uma realidade lucrativa há muitos anos. Por isso, toda a atenção na hora de comprar pela internet é bem-vinda.
Para aproveitar toda a comodidade que as compras pela web podem oferecer, conheça algumas dicas de segurança online.
1. Compre apenas usando equipamentos de confiança
A regra número um das compras online é usar um equipamento de confiança. Não compre a partir de computadores públicos. Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no e-commerce.
Para os celulares, valem as mesmas regras e ainda um cuidado a mais com a rede sem fio a que estiver conectado: prefira fazer a operação em redes conhecidas e protegidas com senha.
2. Prefira comprar em lojas conhecidas
Muitas vezes, uma nova loja surge no mercado e traz diversas promoções e descontos. As vantagens podem parecer quase irresistíveis, mas é importante saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente entregá-los.
Procure comprar apenas em lojas conhecidas, indicadas por amigos, parentes, ou através do programa de relacionamento ou parceiros do emissor do seu cartão de crédito.
3. Pesquise a reputação da loja
É importante saber que muitas lojas conhecidas e de qualidade passam por dificuldades. Isso é normal em qualquer tipo de comércio, e é fácil encontrar, na própria internet, se há problemas de vendas ou com compradores no período.
Busque informações sobre a idoneidade e analise a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente (como o ReclameAqui, por exemplo).
4. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa
Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa.
Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja a fim de conferir sua existência.
5. Leia a política de compra e privacidade da empresa
Antes de comprar o produto que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. Tais informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.
6. Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras
A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.
7. Desconfie de ofertas muito abaixo da média
Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos. Além dos problemas de qualidade e fraude, você poderá ter problemas sérios de garantia e para trocá-los.
8. Registre os passos de sua compra
Mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode, também, imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.