NotíciasSorocaba

Palestra “Geração Distribuída Remota – Desafios Atuais” acontece terça (09/04) em Sorocaba

Evento acontece das 14h às 16h

Na terça-feira (9), a prefeitura de Sorocaba irá realizar a palestra “Geração Distribuída Remota – Desafios Atuais”, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

A palestra acontece das 14h às 16h, a palestra “Geração Distribuída Remota – Desafios Atuais, e é uma realização do Arranjo Produtivo Local (APL) de Energias Renováveis, sediado no PTS.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://abre.ai/palestraaplenergiasrenovaveis.

Sobre a palestra

Ela será ministrada pelo sócio-diretor da empresa Sun Mobi, Guilherme Susteras, e o evento tem como objetivo criar um espaço para que os empreendedores compartilhem suas expectativas, tendo a oportunidade, ainda, de discutir como as empresas e as associações têm se movimentado em Brasíli.

Além disso, também tem como objetivo encaminhar as principais demandas dos agentes de mercado. Isso após as movimentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a Tomada de Subsídios (TS) 18, e do Tribunal de Contas da União (TCU), com o despacho do ministro Antônio Anastasia, ambos tratando de questionamentos quanto a modelos de negócio de geração distribuída nas modalidades autoconsumo remoto e geração compartilhada.

A Tomada de Subsídios (TS_018/2023) visa avaliar a necessidade de eventuais comandos regulatórios específicos para garantir o disposto no artigo 27 da Lei 14.300/2022, que caracteriza a micro e minigeração distribuída (MMGD) como produção de energia elétrica para consumo próprio. A lei é considerada o marco legal da MMGD.

O objetivo foi avaliar se os consumidores de uma distribuidora utilizam a energia proveniente desses empreendimentos em conformidade com as disposições legais e normativas vigentes ou, ainda, se existem arranjos comerciais remodelados na forma das modalidades de geração remota que, na prática, se equivalem a uma operação de compra e venda de energia.

Da mesma forma, mitigar a ocorrência de mecanismos de comercialização de energia no Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) de excedentes ou créditos de energia, em desacordo com a regulamentação vigente.

A Resolução Normativa ANEEL nº 1.059/2023, que definiu regras para a conexão e o faturamento de centrais de GD em sistemas de distribuição, estabeleceu que é vedada a comercialização, mesmo que implícita, de créditos e excedentes de energia de geração distribuída, assim como a obtenção de qualquer benefício na alocação dos créditos e excedentes de energia para outros titulares.

Sobre o palestrante

Guilherme Susteras é engenheiro eletricista e mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado em economia pela London School of Economics e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, já atuou em cargos nas áreas de regulação e estratégia de empresas como Duke Energy, National Grid e Renova Energia.

É sócio-diretor da Sun Mobi desde 2016, professor titular de Sustentabilidade na Link School of Business, desde 2023, e conselheiro da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) desde 2020, onde também coordena o Grupo de Trabalho de Geração Distribuída.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Avenida Itavuvu,11.777, no Distrito Industrial Norte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo