Um novo ciclo de repasses do BPC está para começar em breve, considerando o cronograma oficial dos pagamentos, definido pelo INSS.
No total, serão 10 lotes de depósito em março, sendo que o início está previsto para a próxima sexta-feira (22). Assim que o saque estiver liberado, o beneficiário terá 45 dias para retirar o dinheiro.
Caso não faça isso, a parcela retornará aos cofres públicos. Ademais, o escalonamento de datas funcionará a contar do último dígito antes do traço do NB do beneficiário.
O que é NB?
“NB” é um documento previdenciário. Ele serve como uma identificação para o segurado, conhecido também como “Número de Benefício”.
Quem quiser consultar os valores e prazos, basta ver qual o dígito que está antes do traço nesse documento. Assim, é só identificar as informações pertinentes.
Antes de tudo, é preciso ressaltar que esse auxílio é repassado para idosos acima de 65 anos, além de pessoas com deficiências físicas e mentais com qualquer idade.
Também existem outros critérios, como ter a renda mensal de, no máximo, 1/4 do salário mínimo por pessoa. Ademais, é necessário, estar incluso no CadÚnico, com os dados atualizados bianualmente.
BPC do mês de março: o que é preciso saber
- Valor – Não houve reajuste no valor de março, portanto, está vigente a prática do salário mínimo, de R$ 1.412. Esse foi o aumento aprovado no começo de 2024. Como o BPC equivale a um salário mínimo vigente, o inscrito receberá o piso nacional (R$ 1.412) nessa nova rodada;
- Revisão do benefício – O INSS quer realizar as análises em certos benefícios do seu catálogo, começando pelo BPC. Nesse estágio inicial, a intenção é verificar aqueles que não passarão por outras avaliações. Posteriormente, certos grupos receberão a convocação para prestar os devidos esclarecimentos, assim como realizar as novas avaliações/perícias. Esse “pente-fino” tem que ser feito a contar do primeiro semestre;
- Consultas da parcela recente – Para efetuar a conferência de outras informações acerca dos depósitos, como valor e data, o inscrito pode acessar a plataforma do Meu INSS (seja pelo siteou pelo aplicativo). Para isso, basta clicar na opção do “Extrato de Pagamento”. É possível também ligar na Central de Atendimento do INSS no número 135. O serviço funciona das 07h até 22h, da segunda até o sábado;
- Antecipação – Até o presente momento, o Instituto Nacional de Seguridade Social não confirmou nenhuma mudança no cronograma de pagamentos. Nos meses anteriores, certas parcelas tiveram condições de ser adiantadas, mas apenas para os cidadãos que residem nas cidades decretadas em estado de calamidade pública ou mesmo em estado de emergência. Como não ocorreu nenhuma medida que oficializasse quaisquer alterações, o calendário de pagamentos seguirá o mesmo para os beneficiários do programa;
- Regras – Não houve modificação de nenhuma norma em 2024. Contudo, existem certos projetos que estão em tramitação dentro do Congresso Nacional. Eles pretendem ampliar os limites da renda, além de restringir a suspensão do pagamento para os titulares que consigam atividades remuneradas. No entanto, nenhum dos projetos avançou ao ponto de ser lei dentro do território brasileiro.
Calendário dos pagamentos para março
A rodada nova começará a ter os pagamentos liberados na próxima sexta-feira (22), para os beneficiários com o último dígito sendo 1 do NB.
Os outros serão contemplados com o repasse de março na ordem escalonada, ou seja, sempre nos dias úteis seguintes, como pode ser visto abaixo:
- Se o último dígito do NB for 1: 22 de março de 2024;
- Se o último dígito do NB for 2: 25 de março de 2024;
- Caso o último dígito do NB seja 3: 26 de março de 2024;
- Caso o último dígito do NB seja 4: 27 de março de 2024;
- Se o último dígito do NB for 5: 28 de março de 2024;
- Se o último dígito do NB for 6: 1º de abril de 2024;
- Caso o último dígito do NB seja 7: 2 de abril de 2024;
- Caso o último dígito do NB seja 8: 3 de abril de 2024;
- Se o último dígito do NB for 9: 4 de abril de 2024;
- Se o último dígito do NB for 0: 5 de abril de 2024.