
Neste domingo (23), o Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi) anunciou a conclusão do primeiro trecho das obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março e da nova Avenida José Humberto Urban, que conecta o bairro Jardim do Paço.
O Alto da ao Vista marcou o evento com um Treinão Solidário organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que consistia em uma caminhada de três quilômetros e uma corrida de 5 quilômetros.
Obras
A construção, financiada pela Corporação Andina de Fomento (CAF), faz parte do programa municipal de mobilidade urbana conhecido como “Sorocaba Tem Pressa”, que acelerou as obras em andamento no município e lançou novos projetos para melhorar a fluidez do trânsito.
A primeira parte das intervenções na Avenida Três de Março, que será concluída em duas etapas, tem uma extensão de 1,5 km e conecta a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes à Via Francisco Roldão Sanches.
A duplicação da avenida incluiu a construção de um canteiro central, ciclovia e todo o sistema de drenagem e sinalização. A via já está aberta ao tráfego.
Com uma extensão de cerca de 4 km, a segunda etapa da obra consiste na construção de pavimentação com toda a infraestrutura de drenagem, iluminação, ciclovia e calçada, além de duas travessias com bueiro em áreas de manancial.
Aproximadamente 80% do pavimento já foi construído. Atualmente, a construção de travessias sobre córregos, incluindo definições de viário, calçamento e adequações de paisagismo e drenagem, ocorre antes da sinalização viária.
A fim de melhorar o fluxo de veículos nessa área da cidade, a Avenida José Humberto Urban será uma nova interligação entre a Avenida Três de Março e a Rua Raquel Jacob.
A construção é o resultado de uma medida mitigatória que foi implementada em parceria com a Karvas GRM Incorporadora. Essa medida compensa os empreendimentos que a empresa realizou no município, com a MGT Bolina tomando a responsabilidade.
A área pavimentada totaliza 7.066,28 metros quadrados, além de mil metros de rede de drenagem de águas pluviais instalada. A Semob afirma que a nova via aumentará a fluidez do tráfego no bairro, permitindo acesso à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.