NotíciasSorocaba

NÚMERO DE FURTOS a escolas em Sorocaba diminui em 2024

No último ano, o número de furtos e danos a escolas da rede municipal de Sorocaba tem diminuído significativamente.

Em junho, apenas um caso foi registrado. Isso se deve principalmente às medidas de segurança implementadas pela Prefeitura de Sorocaba em 2021, que incluíram vigias 24 horas por dia e patrulhamentos preventivos.

De janeiro a junho, foram registrados 24 furtos, tentativas de furtos, danos ou pichações em escolas municipais, segundo dados da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu). O número é quase metade do que foi registrado em 2022 (57 casos).

A GCM prioriza o bom atendimento e a proximidade com os sorocabanos, enquanto a Sesu e a polícia contam com o apoio da população para acionar e fornecer informações pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM) sempre que necessário.

Números de furtos

Em geral, a média de quatro ocorrências por mês em 2024 é maior do que 6,3 em 2023 (76 casos no ano), 14,3 em 2022 (177 casos), 29,9 em 2021 (359 casos) e 25,6 em 2020 (308 casos).

Os números mostram claramente o que aconteceu com a presença de vigias nas escolas municipais, que começou em julho de 2021 e aumentou em setembro de 2022, até que em março de 2023 todas as unidades tivessem segurança 24 horas por dia.

Em Sorocaba, foi pioneiro em contratar vigias para o público em geral. Atualmente, esses serviços são fornecidos por empresas especializadas. Mais de 630 funcionários desse setor trabalham em seus locais e atendem a todas as unidades da pasta.

A medida é complementada por patrulhamentos preventivos nos arredores das escolas, realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Polícia Militar (PM), com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu).

Este é um componente da atual estratégia da administração municipal para expandir cada vez mais os planos de segurança para as escolas.

Além disso, o programa “Patrulha Legal GCM Sorocaba” foi expandido para as escolas municipais, fortalecendo o patrulhamento já realizado pelas equipes de ronda nas unidades.

A Patrulha Escolar visita as escolas municipais para se aproximar da comunidade escolar da GCM, fazer ações de segurança, ensinar e prevenir o uso de drogas e melhorar a segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo