O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, comemora o nascimento de um filhote de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides).
O filhote nasceu no fim do mês de janeiro deste ano e é uma fêmea. Para garantir uma gestação tranquila e um nascimento sem complicações, sua mãe ficou sob monitoramento constante durante todo o período de gestação, que foi de aproximadamente 7,5 meses.
Esse nascimento foi muito comemorado por toda equipe do Zoo, pois o muriqui-do-sul é uma espécie ameaçada de extinção. A perda e a fragmentação do habitat, além da caça, estão entre as principais ameaças aos exemplares de muriquis-do-sul em seu ambiente natural. A espécie está classificada como “Em Perigo”, na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
Para agravar mais a situação de ameça à espécie, no mundo todo existem pouquíssimos indivíduos vivendo sob cuidados humanos, divididos em três instituições, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Zoológico de São Paulo (SP) e o Zoológico Municipal de Curitiba (PR). Assim, todo nascimento é extremamente importante para a conservação da espécie, ajudando no crescimento e na manutenção da população de segurança.
O muriqui-do-sul é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ocorre apenas entre o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um pequeno trecho do sul de Minas Gerais. Ele é considerado o maior macaco das Américas, podendo pesar até 15 kg, vive em grandes grupos sociais e possui uma dieta composta, principalmente, por folhas e frutos.
Para tentar evitar a extinção dessa espécie, diversas ações já foram realizadas ao longo das últimas décadas, como, por exemplo, a criação do Comitê para Conservação e Manejo do Muriqui, a publicação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Muriquis e a criação de um programa de manejo ex situ.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” sempre contribuiu ativamente nas ações de conservação dessa espécie, o que demonstra o papel fundamental dos zoológicos na conservação das espécies ameaçadas.
+Taça Manchester Paulista 2024: Semifinais acontecem neste domingo
Localização do Zoológico
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: eazoologicosorocaba@gmail.com.
Quinzinho de Barros
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” foi escolhido, por votação popular, o símbolo de Sorocaba, recebendo 600 mil visitantes ao ano. Inaugurado em 1968, destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental e colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia dos animais.
Tem importante atuação conservacionista em nível nacional e mundial, por meio de planos de manejo, tanto em cativeiro como na natureza. Possui uma área de, aproximadamente, 130 mil metros quadrados, incluindo um lago e uma grande área de mata secundária, onde habitam diversos animais, como saguis, bugios, preguiças, gambás, garças, cutias e pequenas cobras.
O zoológico exibe 1.200 animais de quase 300 espécies diferentes. Os animais da fauna nacional são o ponto forte do espaço, com especial destaque para os ameaçados de extinção, como arara-azul, onça-pintada, ararinha, lobo-guará, mico-leão-preto e mico-leão-da-cara-dourada.
Atende a todas as faixas etárias, oferecendo atividades regulares, como visita orientada diurna e noturna, e atendimento especializado a portadores de necessidades especiais, e abriga exposições temporárias no Museu de Zoologia.