NotíciasSorocaba

Desassoreamento do Rio Sorocaba: Iniciada nova fase pelo governo

As obras de desassoreamento do Rio Sorocaba iniciaram na Praça Lions com a remoção de cerca de 18 mil metros cúbicos de sedimentos.

O desassoreamento do Rio Sorocaba, promovido pela Prefeitura de Sorocaba em colaboração com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e o Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica, ganha destaque na Praça Lions.

Essa iniciativa está inserida no abrangente Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos.

Desassoreamento do Rio Sorocaba e precauções

As obras, que tiveram início na Praça Lions, contemplam a remoção de cerca de 18 mil metros cúbicos de sedimentos, abrangendo o trecho entre o pontilhão da linha férrea e a ponte Francisco Delosso.

Essa ação, parte integrante das obras de infraestrutura urbana da atual Administração da Prefeitura e do Saae, visa prevenir alagamentos em áreas historicamente afetadas na cidade.

Cronograma e operações em andamento

A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de janeiro, com foco inicial na Praça Lions e, posteriormente, na margem oposta do Rio Sorocaba.

Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade desempenham um papel crucial no controle do tráfego ao longo da Avenida Dom Aguirre, onde uma faixa temporariamente interditada é devidamente sinalizada.

O desassoreamento, realizado por meio de uma escavadeira hidráulica desde novembro de 2023, já abrangeu diferentes trechos do rio, removendo resíduos e sedimentos.

Benefícios e resultados positivos

Os benefícios dessas obras de desassoreamento são vastos, incluindo a remoção de bancos de areia, melhoria no fluxo de escoamento das águas, redução da possibilidade de sobre-elevação da lâmina d´água e retirada de sedimentos acumulados nos cursos d´água.

Tais ações, complementares a outras já executadas, visam prevenir alagamentos, especialmente durante o período de chuvas, e têm mostrado resultados positivos, conforme relata o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo