Muro de arrimo em córrego na Zona Sul de Sorocaba é finalizado nesta terça (02/04)
Obras de implantação foram feitas pelo Saae
O Saae finalizou as obras de implantação de muro de arrimo no entorno da travessia do córrego às margens da Rua Professor Paulo Monte Serrat, na Vila Conceição, Zona Sul de Sorocaba.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura nesta terça-feira (02), as intervenções tiveram início em meados de fevereiro deste ano, com previsão inicial de 90 dias para conclusão, cujo prazo acabou sendo antecipado.
A construção do muro de arrimo foi executada tendo em vista as fortes chuvas ocorridas em janeiro passado, as quais ocasionaram o desbarrancamento dos taludes do córrego, na confluência entre as avenidas Washington Luiz e Comendador Pereira Inácio, e com a Rua Professor Paulo Monte Serrat.
Dessa forma, após as chuvas, ainda em janeiro, equipes da autarquia iniciaram os trabalhos de estabilização dos taludes, sendo que os reparos das instalações foram finalizados na primeira quinzena de fevereiro, antes da edificação do muro de contenção.
O que é “muro de arrimo”?
Também conhecido como “gabião”, é formado por tela do tipo “gaiola”, arame galvanizado e pedra marroada, para conter e prevenir o deslizamento do talude do córrego em uma extensão total de 250 metros lineares, aproximadamente, contando as duas margens do local.
No espaço, ainda neste mês de abril, somente serão finalizados os últimos detalhes de acabamento da obra, como implantação de grama, por exemplo.
O córrego possui extensão aproximada de dois quilômetros, desde a Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha até a sua foz, no Rio Sorocaba, percorrendo boa parte dos bairros da Zona Sul, especificamente aqueles paralelos à Avenida Washington Luiz, até o encontro com a Rua Paulo Monte Serrat e o Rio Sorocaba.
A equipe da autarquia continua atenta a todos os córregos que atravessam o município, nos quais são realizados regularmente serviços de manutenção e limpeza, para que o escoamento das águas ocorra da forma mais livre possível, no intuito de combater possíveis cheias.
Sobre o Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi criado pela Lei número 1.390, de 31/12/65, como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Sorocaba, dispondo de autonomia financeira e administrativa dentro dos limites estabelecidos pela referida Lei.
A história do sistema de distribuição de água no município de Sorocaba, porém, tem como marco um sobressalto ocorrido em 1885, com a primeira greve de trabalhadores do setor. Eram os pipeiros, carroceiros que retiravam água do rio Sorocaba e transportavam em carroções-pipa para vender à população.
Sorocaba mantém, hoje, em pleno funcionamento, 23 poços semi-artesianos, localizados nos bairros mais distantes e que totalizam uma vazão de 403.200 litros por hora ou 112 litros por segundo. Esses poços têm água analisada diariamente, para garantir o padrão de qualidade do líquido quanto às condições físico-químicas e bacteriológicas.
Distribuindo água tratada a 99% dos imóveis existentes, Sorocaba possui hoje um dos melhores sistemas de abastecimento de água do País, com capacidade de reservação da ordem de 78 milhões de litros, com mais de 99% dos imóveis (aproximadamente 190 mil) – entre residenciais, comerciais e industriais – recebendo água tratada através de um sistema de distribuição que totaliza 1.800 quilômetros de tubulações.
Desde a sua criação, de 1965 aos dias atuais, o Saae foi dirigido e administrado por doze diretores gerais. Abaixo relacionamos os prefeitos de Sorocaba e os respectivos diretores do Saae nesse período de quarenta e sete anos de existência da autarquia.