
Um laboratório de pesquisa será realizado com mulheres artistas de Sorocaba e região no dia 6 de agosto, terça-feira, no Sesc, às 19h.
O curso é oferecido em forma de módulos. Neste primeiro, três reuniões mensais serão usadas para pesquisar e mapear mulheres artistas que produziram ou produziram coisas em nossas áreas circundantes.
Mulheres artistas
O conceito surge da preocupação com o apagamento histórico na construção das noções de arte e das pessoas que podem fazer parte desse recorte.
Ao longo da investigação, falaremos com algumas mulheres artistas para obter uma melhor compreensão da produção no ambiente das artes e desenvolver meios para atingir o objetivo da pesquisa.
Saiba quem é a convidada
6/8 – Flavia Aguilera
Formada em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário, é uma artista visual, pesquisadora e educadora de arte. Seu trabalho pictórico é principalmente desenho, pintura e escultura, que também se combina com técnicas de escrita, pesquisa, cartografia e arquivo.
É presidente da Associação Cultural de Fomento à Arte e Memória de Sorocaba e Região (2023), co-fundador da feira Livre de Artes Beco do Inferno (2016) e CMOS – Centro de Memória Operária de Sorocaba (2017). Também idealizou a fundação do NECS – Núcleo de Estudos Sobre a Cidade de Sorocaba em 2022.
Ao longo dos últimos oito anos, criou pinturas, esculturas e intervenções artísticas pela cidade usando seus estudos sobre a história e memória das mulheres de Sorocaba e da região, com ênfase nas operárias da indústria têxtil.
Há mais de dez anos, ministra oficinas para uma variedade de públicos e instituições, propondo atividades artísticas que utilizam o conhecimento e a experimentação de várias técnicas dentro da história da arte e do artesanato, com foco na memória e na poética da cidade.