NotíciasSorocaba

3 MESES após DESTRUIÇÃO de TEMPORAL, moradores ainda ESPERAM obras TERMINAREM

Três meses depois de um temporal que atingiu Sorocaba em janeiro, moradores Central Parque, na zona oeste de Sorocaba (SP), ainda esperam pelo término das obras de recuperação de uma das principais vias de acesso ao bairro.

Olocal ainda permanece em obras e com interdições no trânsito. Conforme apurado pela TV TEM, a obra de recuperação na rua Professora Guida Mares deveria ser entregue nesta quarta-feira (24), mas durante a madrugada uma tubulação de água estourou e afetou a finalização do serviço.

A falta de acesso pela rua faz com que os motoristas precisem pegar rotas alternativas para chegar à Rua José Tótora, no Central Parque. A situação provoca lentidão em algumas vias do bairro, segundo os motoristas. Em horários de entrada e saída de estudantes das escolas próximas ao trecho, o trânsito chega a ficar congestionado.

Após o estrago na rua Professora Guida Mares, a prefeitura sinalizou o trecho com orientações para que os motoristas acessem a Rua Karim Jammal, que até então era via de sentido único e passou a ser de sentido duplo. No entanto, motoristas relatam que a sinalização feita com cones para dividir a pista está precária e que há risco de acidentes de trânsito.

+ARSENAL DE ARMAS caseiras são encontradas em Sorocaba pela Polícia Militar

Na manhã desta quarta-feira, equipes da prefeitura trabalhavam no trecho em obras.

No Jardim Faculdade, a obra na rua Eulália Silva também não foi entregue dentro da data anunciada pela prefeitura. Nesta quarta-feira, moradores do bairro voltaram a questionar sobre o término do trabalho e normalização do trânsito na via.

Em nota, a prefeitura confirmou que houve rompimento de uma tubulação de água na rua Professora Guida Mares e que isso atrasou a entrega prevista para esta quarta-feira. A prefeitura não informou o novo prazo para finalizar a obra no trecho.

Já sobre a rua Eulália Silva, a prefeitura informou que a obra está na fase final e deve ser entregue na próxima semana.

Temporal histórico na cidade

Entre 20 e 22 de janeiro, a Defesa Civil de Sorocaba atendeu cerca de 250 ocorrências por causa do temportal. Durante os três dias, a cidade registrou um acumulado de 328 milímetros de chuva.

O temporal provocou vários pontos de alagamentos e estragos na cidade. Dois hospitais, o Gpaci e o Evangélico, tiveram danos. Uma idosa de 73 anos morreu após ficar presa em carro arrastado pela força da água.

Mais polêmica envolvendo a prefeitura

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi aberta para investigar um possível esquema milionário de contratos públicos em Sorocaba, foi arquivada por “ausência de irregularidades”.

A CPI foi pedida por vereadores da base de apoio do Prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). De acordo com a decisão, que cita a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, os vereadores arquivaram a investigação “devido a ausência de irregularidades nos contratos relacionados”.

O relatório final foi apresentado em março e só foi tornado público após material divulgado pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL).

Conforme ofício, assinado pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) e enviado ao presidente da Câmara, Claudio Sorocaba(PSD), o relatório estava pronto desde o dia 26 de março. Entretanto, ninguém divulgou a decisão.

Segundo a câmara, por se tratar de uma Comissão Parlamentar, o andamento de seus trabalhos e a divulgação são de prerrogativa da própria comissão, para garantir a independência de sua atuação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo