
950 mudas nativas de árvores foram plantadas em Sorocaba, no sábado (4), em área localizada na Rua Nicanor Evangelista Pereira, altura do número 150, no Jardim Santa Catarina, na zona norte do município.
A ação foi promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, com o intuito de promover a conservação e restauração ecológica.
O objetivo da ação ambiental é contribuir para a preservação da natureza, além de cumprir os Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRAs) das obras que a autarquia realizou na cidade nos últimos anos e também contribuir para o Plano de Recuperação (PRAD).
Cerca de 80 pessoas, entre servidores, estagiários, familiares e filhos, além do apoio do Grupo Escoteiros do Mar Agnes Baden-Powell, de forma voluntária, se reuniram para realizar a ação.
“Para podermos acompanhar o crescimento do nosso município e fornecermos água potável de qualidade, bem como realizar coleta e tratamento, são necessárias obras. Como compensação, estamos realizando este plantio para recuperar a nossa flora. Saneamento básico e meio ambiente têm que andar sempre juntos”, destaca a direção da autarquia.
O plantio é fundamental para o benefício ecológico, pois as árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.
Para esta ação, o Saae/Sorocaba providenciou toda a estrutura necessária, como a compra, o transporte e a seleção das mudas, preparação dos berços e demais insumos.
No local, foram plantadas mudas de espécies nativas, algumas delas frutíferas, tais como: caju, jaca pobre, abacate do mato, fruta-do-conde, embaúba, quaresmeira, paineira rosa, dedaleira, araçá peludo, aroeira pimenta, pau pombo, ipê amarelo, ipê rosa, caroba, guanandi, Imbiruçu, pau jacaré, ingá amarelo, angico branco, jacarandá violeta, jacarandá do mato, angico rosa, canafistula e pau viola.
São priorizadas as espécies nativas da região, que constam na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo” (Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo), com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema.
+OPORTUNIDADE: Veja vagas de emprego oferecidas pelo PAT para esta segunda-feira (6)
A importância do plantio de novas árvores
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.
Caso também na sua casa haja uma árvore, ela protegerá a sua pintura da luz forte do sol, o que a conservará mais bonita e evitará que tenha de ser pintada com mais frequência. Além disso, a sombra dessa árvore poderá deixar mais fresco também o asfalto em frente da sua casa.
Se for uma árvore da qual caiam folhas e flores, você vai ter um trabalhinho para limpar, o telhado, o chão e as calhas; mas faça isso com prazer; pois, em compensação, com isso a árvore se renovará e mais benefícios trará.
Agora, se você tiver um quintal, melhor ainda! Poderá plantar nele uma árvore frutífera (como jabuticabeira e laranjeira, por exemplo), e terá frutos gostosos, para apanhar com a mão, em determinadas épocas do ano.
Mas, se seu pai construir em todo o terreno da casa, dai não sobrará espaço para plantar nele uma árvore. Então, é bom lembrá-lo de que é importante um quintal sem cimento ou piso. Ah, isso também vai ajudar a não aumentar as enxurradas na cidade, pois uma parte da água da chuva ficará na terra que abriga também a sua árvore.
Lembra daqueles dias bem secos, em que às vezes até o seu nariz sangra por causa da secura? Pois é, as árvores ajudam, ainda, a aumentar a umidade da cidade, pois, quando transpiram, liberam água para o ambiente. Além disso, elas tiram do ar a poeira e o excesso de carbono que o poluem.
As árvores embelezam as nossas cidades e nos dão a sensação, física e psicológica, de bem-estar: que é quando percebemos a natureza e nos sentimos bem.
Porém, não basta plantar árvores na calçada, elas precisam também de ser cuidadas! Ah! E quando alguém for cuidar dela, pode ser que tenha que cortar um galho ou um ramo seu. Isso se chama “poda”, e é algo benéfico para ela. Mas, repare bem, a poda exagerada pode causar mal para a planta, e, portanto, deve ser evitada.