
A Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais (Lisoboxe) lançou o projeto “Lisoboxe nas escolas” para a temporada de 2024 em Sorocaba.
O local da reunião inicial foi a Escola Estadual “Izidoro Marins” da Vila Angélica.
O Projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e o Panatlhon Club Sorocaba e leva atividades esportivas e culturais relacionadas ao boxe para as escolas.
Lisoboxe
O programa começou com uma breve introdução à cultura esportiva do boxe, à história do boxe mundial e nacional e ao objetivo da Lisoboxe.
Os instrutores Vitor Melo, Yuri Gomes e Ramon Haffner da Lisoboxe lideraram o evento, que contou com 35 alunos de turmas mistas do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio.
Também estavam presentes os atletas Rafael Gomes e Heloisa Puglia. Além disso, foi discutido o erro comum de associar lutas e artes marciais à violência.
Ao final, todos os alunos foram convidados a participar de aulas de boxe no Centro Esportivo “Dr. Pitico é um dos principais componentes do projeto social “Boxe: Uma luz para o Futuro”, que foi desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
O que foi ensinado?
Os alunos aprenderam os fundamentos técnicos do boxe, como posição de combate, golpes retos e deslocamentos de perna no segundo momento da competição. Eles foram divididos em grupos para realizar esse exercício.
Ao terceiro momento da exibição esportiva, os atletas Rafael e Yuri fizeram uma aula de combate livre, um exercício que lembra um combate mais lento. Eles estavam seguindo as instruções do instrutor Vitor Melo e seguindo suas instruções.
Além disso, ele também serviu como árbitro e ordenou aos atletas que alternassem os golpes e cometessem algumas faltas deliberadas.
Essas demonstrações estabeleceram as principais regras da modalidade. Por fim, foram apresentadas algumas premiações, que incluíam medalhas, cinturões e troféus para os atletas da equipe competitiva.