
JORNADA NOTURNA: MAIS DE 5 MILHÕES de brasileiros trabalham nesse período, aponta último CENSO
Segundo o mais recente Censo brasileiro sobre jornada noturna de trabalho, realizado em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos 7 milhões de brasileiros estavam trabalhando durante esse período.
Os policiais, bombeiros e profissionais de saúde, entre outros, costumam trabalhar durante a noite.
O artigo 73 da CLT diz que o trabalho noturno é entre 22h da manhã de um dia até 5h da manhã do dia seguinte, em cidades; para trabalhadores rurais, a legislação diz que o trabalho noturno é entre 21h e 5h nas lavouras e entre 20h e 4h na atividade pecuária.
Jornada noturna de trabalho
Muitos setores estão adotando modelos de atendimento 24 horas por dia recentemente para atender à demanda acelerada do estilo de vida das grandes cidades.
Os mercados, lanchonetes, conveniências e até academias começaram a manter suas atividades de manhã. Alguém precisa trabalhar arduamente para conseguir isso.
Como explica a professora Frida Marina Fischer da Faculdade de Saúde Pública da USP, a troca de turnos é um movimento que esbarra em questões fisiológicas do corpo.
“O nosso organismo tem uma programação genética em que ele está ativo durante o dia e em repouso à noite. Todas as funções fisiológicas do organismo trabalham harmonicamente para facilitar o sono noturno e manter a vigília diurna.
Existe uma série de enzimas de absorção e de secreção de substâncias, produção de proteínas, reguladoras da viscosidade sanguínea, produção de anticorpos, enfim. Uma série muito grande de funções que são rítmicas e essas funções ficam alteradas com o deslocamento do ciclo sono vigília.
A mudança tem efeitos na expressão de genes que vão fazer a regulação em vários osciladores rítmicos, principalmente os osciladores periféricos como fígado, pulmão, pâncreas, coração e até mesmo na memória”, explica.
Segundo a especialista, o risco de desenvolver diabetes e outros distúrbios metabólicos é de três a quatro vezes maior para trabalhadores que trabalham muito e dormem
A especialista afirma que a vida moderna depende da contribuição dos profissionais que trabalham durante a noite. Postos de saúde, hospitais, serviços públicos essenciais e outros.
A lei brasileira proíbe a jornada noturna de menores de 18 anos, que ocorre das 22h às 5h, devido à natureza insalubre do trabalho. Adicional noturno é um aumento de até 20% no salário por hora trabalhada para os funcionários. Além disso, o tempo que você leva para trabalhar durante a noite é menor.
A hora é considerada de 52 minutos e 30 segundos para atividades urbanas, de acordo com a lei.