Após Capela de João de Camargo ter sido inundada, peças usadas por ele foram recuperadas
Parte do acervo da igreja está intacto
Após a inundação na Capela de João de Camargo, diversos voluntários se uniram para ordenar as vestimentas antigas pertencentes ao seu fundador.
A administração municipal anunciou que as obras no local terão início nesta segunda-feira (29).
Contudo, o último sábado (27) teve o propósito de recuperar as relíquias atingidas pelo forte temporal que assolou várias partes do município.
Trajes que estavam na Capela de João de Camargo foram recuperados após chuvas e inundação
Os trajes que pertenceram a João de Camargo, compõem o acervo da capela. Estes incluem calças, ternos, camisas, camisetas, bem como coletes.
A colaboradora Mônica Marçal foi quem fez o processo da higienização das roupas. Aliás, segundo a voluntária, essa limpeza foi feita com cautela extrema.
Os itens datam de 130 anos atrás, portanto, é como um trabalho de restauração de obras de arte: com delicadeza e perfeccionismo.
Para o processo, usou-se somente água e sabão neutro; nada de sabões ou produtos industrializados, com química.
Mônica ressalta que, para deixar as peças realmente limpas do lamaçal, ela demorou 7 dias, utilizando uma técnica minuciosa.
Dessa forma, felizmente, por todos os cuidados tomados, as roupas de João de Camargo ficaram impecáveis, considerando o quão antigas são.
Obras para recuperação da capela estão sendo adiantadas pela Prefeitura
Por conta da inundação, a estrutura da capela de 118 anos encontra-se em iminente perigo de desmoronamento.
A inundação na Capela de João de Camargo alcançou cerca de 1,30 metro, o que ocasionou desabamento de alguns dos muros.
Mas, como o edifício faz parte do patrimônio cultural, religioso e histórico de Sorocaba, a prefeitura está adiantando os trabalhos de recuperação.
Na semana passadas, as equipes realizaram uma inspeção técnica para estabelecer o cronograma de intervenções, que começou nesta segunda-feira (29).
Está sendo feita uma boa limpeza no local, além da poda das árvores que estão no entorno da igreja e do córrego.
Como a situação da Capela de João de Camargo é considerada crítica, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba, se comprometeu a colaborar.
Assim, haverá o processo de restauração da arquitetura da capela e dos artefatos que foram atingidos pela inundação.