
No segundo semestre deste ano, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” vai oferecer várias atividades de educação ambiental para pessoas de todas as idades em Sorocaba.
As atividades incluem visitas monitoradas, Clube de Jardinagem, encontros do Circulo Orquidófilo Sorocabano (COS) e o projeto “Bosque de Leitura”, além de cursos gratuitos.
O Jardim Botânico, que foi inaugurado em 15 de março de 2014 e é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), tem como objetivo principal proteger e preservar as espécies florais locais e regionais, bem como oferecer oportunidades para lazer, cultura, pesquisa acadêmica e educação ambiental.
Atividades de educação ambiental
A Visita Monitorada “Conhecendo os Irmãos Villas-Bôas e os povos indígenas, os guardiões da natureza” ocorre às quintas-feiras, das 9h às 11h, de agosto a novembro.
A apresentação é aberta a pessoas a partir de 7 anos, que pertençam a grupos escolares ou à comunidade em geral. Os participantes devem fazer um agendamento prévio pelo e-mail
A atividade guiada contará a história dos Irmãos Villas-Bôas, grandes indigenistas que deram nome ao Jardim Botânico de Sorocaba por sua proteção e apreciação dos povos indígenas.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer aspectos da cultura indígena com o objetivo de refletir sobre as diferenças culturais e a importância desses povos para a conservação da biodiversidade.
A partir de agosto, o Clube de Jardinagem se reunirá todas as quartas-feiras das 8h30 às 11h. O grupo, voltado ao público a partir de 18 anos de idade, se reúne semanalmente para aprender e compartilhar experiências sobre jardinagem. Para participar, não é necessário fazer uma inscrição antecipada.
O “Bosque de Leitura”, que acontece todo primeiro sábado do mês, das 9h às 12h, é uma outra oportunidade para as famílias de Sorocaba.
O projeto incentiva a prática da leitura e oferece ao público acesso ao acervo de livros das bibliotecas dos parques ecológicos e do Jardim Botânico. Ao mesmo tempo, oferece uma outra maneira de se divertir e contemplar a natureza.
Aqueles que gostam de orquídeas podem se reunir com o Círculo Orquidófilo Sorocabano, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à divulgação e preservação das orquídeas.
Desde 2014, o grupo se reúne todos os terceiro domingos do mês, das 9h às 12h, no Jardim Botânico de Sorocaba.
Lá, eles oferecem palestras e treinamentos sobre o cultivo dessas plantas. Sem necessidade de inscrição prévia, todos os interessados podem participar da reunião.
Finalmente, em uma parceria com a Sema e o Sindicato Rural de Sorocaba, o Jardim Botânico de Sorocaba oferecerá cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), com o objetivo de aprimorar o conhecimento e aumentar a renda.
O curso de artesanato em Bambu acontecerá de 16 a 20 de setembro.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.