Inflação sobe para 0,83% em fevereiro, aponta IBGE
Resultado ficou bem próximo de fevereiro do 2023
A inflação oficial de fevereiro quase dobrou a de janeiro, passando de 0,42% para 0,83%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme os dados divulgados pelo IBGE, o resultado ficou bem próximo de fevereiro do 2023, quando alcançou 0,84%.
No acumulado de 12 meses, o IPCA soma 4,5%, dentro do limite máximo da meta do Banco Central. No ano, a inflação é de 1,25%.
De acordo com a Agência Brasil, os preços do grupo de educação tiveram o maior crescimento (4,98%). Isso representou 0,29 p.p.) do IPCA de fevereiro. Dentro do grupo, a maior contribuição veio dos cursos regulares (6,13%).
As maiores altas vieram do ensino médio (8,51%), do ensino fundamental (8,24%), da pré-escola (8,05%) e da creche (6,03%). Também houve aumento na inflação do curso técnico (6,14%), ensino superior (3,81%) e pós-graduação (2,76%).
O que é inflação?
A inflação é um termo comum utilizado na economia para designar o aumento dos preços de bens e serviços. Dessa forma, a inflação representa o aumento do custo e vida e a consequente redução no poder de compra da moeda.
Um exemplo de como pode-se perceber essa inflação é indo ao supermercado e comparando os preços dos produtos das preateleiras, que estão mais caros do que 10, 15 ou até 20 anos atrás.
A inflação também impacta nos valores de itens maiores, como aluguel e automóveis, ou itens de longo prazo, como a mensalidade de uma faculdade ou pós-graduação.
Esse aumento de preços não é necessariamente ruim ou prejudicial ao consumidor, principalmente quando é controlado, espaçado ao longo do tempo e vem acompanhado de reajustes nos salários-mínimos. Mas pode causar transtornos para consumidores – e para a economia de um país – quando aumenta em uma velocidade maior do que pode ser absorvida.
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:
- Produção e análise de informações estatísticas
- Coordenação e consolidação das informações estatísticas
- Produção e análise de informações geográficas
- Coordenação e consolidação das informações geográficas
- Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
- Documentação e disseminação de informações
- Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais