
As obras de construção do Miniterminal de ônibus no Jardim Tatiana, Sorocaba, foram entregues nesta segunda-feira (29) pela prefeitura.
De acordo com a prefeitura, a unidade fica na Rua Cláudio Castorino França, 32, e integra o Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), em fase de implantação e previsto para começar a operar nos próximos dias.
Sobre o miniterminal
O Miniterminal Jardim Tatiana começou a ser edificado em maio de 2023. O investimento é de aproximadamente R$ 2,8 milhões, por parte da do BRT Sorocaba.
Um ato no local, com a presença de representantes do Executivo Municipal, Urbes, do BRT Sorocaba e da Câmara Municipal, marcou a conclusão das obras. O Miniterminal é constituído de uma estação, um abrigo de conexão e a casa de apoio aos motoristas. Para a sua operação, serão gerados 24 novos empregos.
As novas instalações têm piso rígido para a operação dos veículos do BRT e houve a requalificação do pavimento asfáltico do contorno da quadra e do passeio público no entorno. A estação de conexão foi executada com estrutura metálica, com perfis tubulares sobre uma estrutura de concreto armado.
O abrigo de conexão também foi feito de metálica sobre uma estrutura de concreto armado. Ao passo que a casa dos motoristas foi edificada em alvenaria estrutural. Na obra foram aplicados aproximadamente 23.280 quilos de material metálico, além dos materiais de obra civil.
O Miniterminal Jardim Tatiana conta, ainda, com bicicletário, acesso catracado (o que diminui o tempo de embarque dos usuários), ambiente monitorado por câmeras, área operacional para motoristas e setor de Administração, além de acessibilidade completa com rampas, leitura em braile, interfone e piso podotátil, monitores com informações atualizadas, de minuto a minuto, informando os horários dos ônibus e linhas disponíveis.
A nova estação mantém o padrão do BRT Sorocaba, com sistema Inteligente de Transporte (ITS): Automação (abertura e fechamento automático da estação e portas, controle de emergências, alarme de segurança, controle e monitoramento total de dispositivos pelo Centro de Controle Operacional – CCO), energia inteligente (iluminação status de fornecimento, nobreak).
Além de comunicação direta com usuários (totens de atendimento e ligação direta com o CCO), validadores com biometria, Segurança (câmeras 24 horas conectadas à rede), acesso PCD com identificação via totem de comunicação, conexão wi-fi, pagamento por carteira digital e via celular, multimídias com sonorização on-line, previsões de chegada dos ônibus e vídeo institucionais e de segurança.
Conexão entre linhas
Segundo a prefeitura, a nova unidade do sistema BRT Sorocaba funcionará, basicamente, como uma estação de conexão entre linhas do transporte público.
Dessa forma, os passageiros que utilizam linhas em bairro da região, como 51 – Green Valley e 80 – Ufscar, futuramente passarão por esse Miniterminal, para acessar outras linhas em direção às diferentes regiões da cidade, sem a necessidade de pagar nova tarifa.
A novidade é que, tão logo comece a operar, o Miniterminal Jardim Tatiana passará a contar com uma nova linha BRT, denominada D210 Leste/Oeste. Ela ligará as avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro com a Avenida São Paulo, passando pela região central da cidade.
Nesse itinerário, serão utilizados oito ônibus do tipo articulado, sero quilômetro e que medem 23 metros de cumprimento, com maior capacidade de transporte de passageiros.
Essa ligação entre as Zona Leste e Oeste será realizada com saídas de ônibus a cada 15 minutos. Partindo do Miniterminal, esse itinerário seguirá: Av. Dr. Armando Pannunzio, Av. General Carneiro, Rua Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Av. São Paulo e Uniso. Outra rota, partindo da Uniso, seguirá: Av. São Paulo, Rua Pereira Inácio, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Av. General Carneiro, Av. Dr. Armando Pannunzio e Miniterminal Jd. Tatiana.
BRT
O novo Corredor Estrutural Oeste do BRT, que começará a operar nos próximos dias atenderá ao eixo estrutural Leste/Oeste do sistema rápido, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois Terminais de Ônibus (Vitória Régia e São Bento).
O projeto passou por readequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como das demais operadoras do transporte público na cidade, circularão pela faixa preferencial à direita, tal como no modelo já adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul).
As obras do novo corredor BRT, iniciadas no dia 12 de abril do ano passado, também incluem um novo Terminal no Jardim Ipiranga. O investimento é de R$ 131,4 milhões, dos quais R$ 124,8 milhões via Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 6,6 milhões da Prefeitura de Sorocaba.
O projeto contempla, ainda, melhorias de requalificação asfáltica, na sinalização viária e no paisagismo, sendo: ciclovias, bolsão de estacionamento e arborização, em conformidade com o Plano Municipal de Arborização Urbana; implantação de sistema semafórico inteligente; adequação dos passeios públicos com acessibilidade; passagem de fibra óptica subterrânea; câmeras de segurança por todo o trajeto, entre outras iniciativas.