
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um homem, de 45 anos de idade, que invadiu, com o propósito de furtar objetos, a área onde é construída a nova base e o Canil da Corporação, no bairro Wanel Ville. O caso aconteceu por volta das 3h desta segunda-feira (13) e o acusado foi preso em flagrante, após tentar fugir pelo telhado de um imóvel vizinho.
A partir de denúncias recebidas via fone 153, uma equipe da GCM foi enviada ao local para apurar a informação de que munícipes escutaram barulho no interior do imóvel que vai abrigar a segunda base da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) da GCM.
Ao chegar, os guardas localizaram o suspeito dentro da obra, que tentou fugir ao notar a chegada da equipe. Ele subiu no telhado do prédio ao lado e disse que não iria se entregar. Depois, saltou do telhado e se contundiu, momento em que foi abordado e detido.
A GCM constatou que ele teve acesso ao canteiro de obra, após danificar a porta do local onde se guardam os materiais. Com o homem, foi recolhido um alicate de corte. Também foram localizados materiais de revestimento impermeabilizante, já separados pelo indivíduo para serem furtados.
O acusado, inicialmente, foi encaminhado à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste, para receber os primeiros socorros, devido a um ferimento no pé. O caso foi registrado no Plantão da Polícia Civil, onde a delegada ratificou a voz de prisão dada pelos GCMs, por Furto Qualificado Tentado, ficando o indiciado à disposição da Justiça.
+CULTURA: Mais de 80 trabalhadores recebem selo “Feira Legal” em Sorocaba
Mais ações da GCM na cidade
GCM verifica denúncias de perturbação do sossego na sexta-feira (10)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, com o apoio do Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, atendeu, na noite de sexta-feira (10), a denúncias de munícipes relativas à perturbação do sossego e outros tipos de possíveis irregularidades na cidade. A operação se estendeu até a madrugada deste sábado (11).
A ação fiscalizatória ocorreu em 23 estabelecimentos nos seguintes bairros: Iporanga, Jardim Leocadia, Jardim Abaeté, Jardim São Guilherme, Parque São Bento, Caguassú, Jardim Nogueira, Parque dos Eucaliptos, Vila Espírito Santo, Centro e Vila Lucy.
Dos 23 estabelecimentos vistoriados, 15 estavam fechados no momento da fiscalização, sete foram notificados por falta de alvará de funcionamento, sendo que um deles também foi notificado por atividade geradora de poluição sonora e outro notificado por obstrução de calçada. Ainda, um estabelecimento foi multado por falta de alvará de funcionamento, multado por exercer atividade geradora de poluição sonora e por funcionar após à meia-noite sem possuir alvará de horário especial.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as autoridades policiais contam, sempre, com o apoio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).
BLITZ: GCM realiza FISCALIZAÇÃO de trânsito no HABITETO
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, realizou blitz de fiscalização no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), na manhã desta sexta-feira (10), com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob).
O objetivo principal foi remover veículos que estavam abandonados em vias públicas, sendo que dois foram recolhidos. Houve também seis autuações, devido a irregularidades.
A ação começou às 7h e avançou até as 9h. A situação de abandono de veículo é configurada ao se constatar, pelo agente de trânsito: evidente estado de abandono, em qualquer circunstância, por mais de cinco dias; em caso de veículo sem condições de verificar sua identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis; e em visível e flagrante mau estado de conservação, com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com alguma capa.
Constatado o abandono, é colocado um adesivo informativo no para-brisa do veículo, destacando a Lei Municipal nº 10.731/2014, que trata sobre o assunto. Passados cinco dias da comunicação e se o proprietário ainda não tiver regularizado a situação, o veículo está sujeito a ser recolhido, pois sua presença na via é fator de risco de acidentes e outras ações irregulares.
A medida está embasada no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Decorridos 90 dias do ato de recolhimento do veículo ao pátio, se o proprietário não fizer a retirada necessária, mediante acerto de encargos da apreensão e legalização do veículo, o mesmo fica disponível para ser encaminhado a leilão público.
O munícipe que constatar veículo abandonado em vias da cidade pode entrar em contato com a Semob, pelo telefone 118 ou via Ouvidoria do órgão, que atende pelo WhatsApp: (11) 98884-5218 ou, ainda, pelo site. Todas as denúncias são apuradas.