NotíciasSorocaba

Homem de 27 anos que DESAPARECEU em março, é ENCONTRADO em Sorocaba

Um homem de 27 anos que desapareceu no dia 8 de março, foi encontrado pela família em Sorocaba, mais de um mês do sumiço.

Segundo o irmão do rapaz, jovem foi encontrado pelo pai no dia 16 de abril na Vila Santana e levado para a casa da família. Murilo não apresentava hematomas ou sinais de violência.

Segundo a família, o rapaz saiu de sua residência sem dizer aonde iria. Os familiares chegaram a fazer buscas pela cidade nos dias seguintes após o desaparecimento, mas não localizaram ele. A família procurou a polícia e registrou boletim de ocorrência do caso.

+Moradores de Sorocaba DENUNCIAM terrenos em situação CRÍTICA para a população; mais de 300 casos de dengue são registrados em um dia

Além do homem encontrado, veja outra denúncia em Sorocaba

Um crime de violência física e sexual foi denunciado pela mãe de uma criança de oito anos, que registrou um boletim de ocorrência pelo ocorrido dentro de uma unidade escolar em Sorocaba.

Segundo o boletim de ocorrência, a escola fica no bairro Jardim Luciana Maria. A mãe disse à polícia que há cerca de um mês o filho chega em casa depois da escola com hematomas e arranhões.

Na quarta-feira, a família do menino foi chamada para ir à escola e foi orientada pela direção a conversar com a criança, pois havia a suspeita de que o aluno estaria sendo vítima de alguma violência.

Durante conversa com a criança, o menino disse que o adolescente, que teria entre 13 e 14 anos, o levava para o banheiro da escola e o agredia. Além das agressões, a vítima disse que o suspeito teria abusado sexualmente dele e o ameaçado, caso ele contasse para alguém sobre os abusos.

A mãe da vítima contou que procurou novamente a direção da escola, mas alegou que a instituição se negou a passar informações sobre o adolescente e disse que a situação seria resolvida internamente.

O menino passou por exame de corpo de delito. O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, que também atende casos de violência sexual.

Como denunciar esse tipo de crime

Em Sorocaba, a Delegacia da Mulher fica aberta 24 horas por dia, e, a recomendação é de que para realizar a denúncia, sendo a pessoa vítima ou não, basta ir para delegacia, localizada na Rua Caracas, 846, no Jardim América. A entidade também atende pelo telefone 15-32321417.

O Disque Denúncia 180, central de atendimento à mulher, também pode ser usado como ferramenta para denunciar crimes contra a mulher, sendo oferecida de forma gratuita, anônima e disponibilizada 24 horas por dia.

Além da DDM, há também as redes de apoio:

  • Centro de Referência da Mulher (Cerem): Trata-se de um espaço de acolhida e orientação, onde é oferecido atendimento psicossocial. O objetivo é proporcionar o atendimento e a sensibilização necessária para que a mulher vítima de violência supere a situação ocorrida, contribuindo para o seu fortalecimento e o resgate da cidadania.
    O atendimento pode ser realizado através de encaminhamento ou de maneira espontânea. Dessa forma, não é necessário registrar boletim de ocorrência para passar por atendimento. O Cerem está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 440 – Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 3235-6770.
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): O Creas atende famílias e pessoas que vivem algum tipo de violência, abandono, negligência e tiveram seus direitos desrespeitados. De acordo com Juliana, o trabalho é realizado por assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais. Os Creas estão localizados em 3 espaços de Sorocaba:- Creas Norte: Localizado na rua Fernando dos Santos, número 17, Jardim Maria do Carmo. Telefone (15) 3223-5319;
    – Creas Oeste: Localizado na rua Cônego André Pieroni, número 256, Jardim Guadalajara. Telefone (15) 3233-3644;
    – Creas Sul / Leste: Localizado na rua Sta Cruz, número 116 – Centro. Telefone (15) 3212-6906.
  • CIM Mulher – Casa Abrigo: A associação tem como finalidade dar apoio, orientação e acolhimento provisório para mulheres acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 99163-6238.
  • Unidades Básicas de SaúdeAs Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba também oferecem apoio à rede pública de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Após os serviços de saúde necessários, as unidades encaminham os casos aos demais órgãos para atendimentos especializados.
  • Defensoria Pública: Instituição pública que presta orientação jurídica e defesa aos cidadãos e cidadãs vulneráveis, de forma integral e gratuita, por meio de seus defensores públicos. Endereço: Avenida Barão de Tatuí, número 231, Jardim Vergueiro. Contato pelo telefone (15) 3231-2478.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo