NotíciasSorocaba

Novo fluxo de atendimento para sintomas da dengue passa a funcionar em Sorocaba na segunda (08/04)

Além das 33 Unidades Básicas de Saúde, três delas atendem para este fim

A cidade de Sorocaba passará a ter um novo fluxo de atendimentos para pacientes com sintomas de dengue, a partir de segunda-feira (8).

Atualmente, além das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três delas (Fiori, Hortência e Simus), atendem exclusivamente para este fim, das 19h às 22h. Esse formato segue até a noite desta sexta-feira (5).

A mudança ocorrerá na segunda-feira, dia 8 de abril, quando essas três unidades (Fiori, Hortência e Simus) passarão a atender das 8h às 18h como sentinelas.

Atendimento aos sintomas de dengue

De acordo com a prefeitura, com o novo atendimento, haverá ampliação do espaço para hidratação e agora com realização de coleta de exame (hemograma), sendo até as 14h para este último. Antes, só era possível o exame em unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PA).

A prefeitura reforça também que o atendimento dos pacientes do grupo A (com sintomas de dengue, sem sinais de alarme e comorbidades) permanece nas 33 UBSs da cidade das 8h às 16h.

Já as três unidades sentinelas, a partir do dia 8 de abril, terão como atendimento, preferencialmente, os pacientes classificados como grupo B (com comorbidades e manchas vermelhas/prova do laço positiva).

Outras medidas

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES) também realizará ações educativas e preventivas em diferentes pontos da cidade, a partir das 8h.

Nos locais, serão distribuídos informativos, expostos cartazes e faixas, além de contar com a presença do mosquitão inflável e agentes da Zoonoses para esclarecimentos de dúvidas.

Confira os locais onde serão realizadas as ações:

06/04 – Ceagesp

08/04 – Praça Lions

10/04 – Praça Cel. Fernando Prestes

12/04 – Praça Oxford

A Prefeitura também seguirá intensificando a divulgação em seus canais oficiais, além de afixar cartazes e banners nos próprios públicos, reforçando a campanha de prevenção à dengue vigente desde janeiro deste ano.

A fim de dar continuidade às capacitações sobre o tema, a SES promoverá, no dia 9 de abril, um encontro no Salão de Vidro do Paço Municipal voltado para profissionais da saúde da Atenção Básica, Urgência e Emergência e hospitais das redes pública e privada.

Dengue em Sorocaba

O município de Sorocaba registrou mais de 5 mil casos confirmados de dengue em 2024, segundo aponta o Painel de Monitoramento do Estado de São Paulo.

Ainda conforme o painel, foram mais de 13 mil casos notificados, sendo um óbito pela doença registrado na cidade.

Os sintomas mais comuns notificados no município de Sorocaba foram de febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), náusea e vômito, seguido de dores nas costas, artrite, dentre outros sintomas registrados.
Em 2023, foram registrados mais de 1,5 milhão em todo o estado de São Paulo, com 1.094 mortes em decorrência da doença. Esse foi considerado, à época, o maior número já registrado desde 2000, quando iniciou a série histórica dos registros.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do portal “Dengue 100 Dúvidas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo