Entretenimento

Festival Mil e Um Sabores transforma Sorocaba em um grande palco da cultura árabe e oriental

Festival Mil e Um Sabores e Festival do Pistache reúnem gastronomia, música, cultura árabe e inclusão no Parque das Águas em Sorocaba

Sorocaba vai receber um verdadeiro mergulho nas tradições e sabores do Oriente Médio entre os dias 16 e 18 de maio, com a realização do Festival Mil e Um Sabores e do Festival do Pistache. O evento, que acontecerá no Parque das Águas, será gratuito e aberto ao público, incluindo também os animais de estimação. A proposta é promover um encontro entre culturas, explorando a gastronomia, o artesanato e as músicas de países como Líbano, Síria, Irã, Afeganistão e outros da região.

Gastronomia que une culturas

Em primeiro lugar, o Festival Mil e Um Sabores chega com a intenção de oferecer uma experiência completa e acessível para todos os públicos. Com o intuito de fortalecer laços culturais, o evento apresenta pratos tradicionais como shawarma, falafel, esfiha, quibe, samosa, kabuli Palau, entre outros.

De tal forma que os visitantes terão a oportunidade de experimentar iguarias preparadas segundo o método halal, respeitando os preceitos islâmicos e promovendo inclusão. Ademais, drinks à base de especiarias e ingredientes tradicionais do Oriente, como o Arak (bebida alcoólica de anis), prometem conquistar os paladares mais exigentes.

Festival do Pistache: o sabor em destaque

Ao mesmo tempo, o Festival do Pistache ganha destaque ao trazer pratos, doces e petiscos que têm esse fruto como ingrediente principal. Por conseguinte, o evento valoriza a cultura de países como Irã, Turquia, Palestina e Síria, onde o pistache é amplamente cultivado e usado.

Cultura, tradição e histórias para contar

Para além da gastronomia, o evento contará com um espaço de vivências e expressões culturais. A ONG ARRO (Organização de Resgate de Refugiados) vai apresentar produtos artesanais criados por refugiados do Oriente Médio. Além disso, haverá tatuagens de henna, proporcionando uma imersão visual nas tradições árabes.

Conforme explica Willian Vendramini, cofundador da plataforma Cola em Sampa, idealizadora do evento:

“Acreditamos profundamente no poder da comida como ponte entre culturas. Queremos mostrar que uma mesa farta também é um espaço de diálogo, troca de afetos e gentilezas”.

Música ao vivo para todos os gostos

Sob o mesmo ponto de vista, a programação musical também foi pensada para agradar diferentes públicos. Com shows de samba, pop, rock e tributos a artistas consagrados, o evento garante animação do início ao fim. Entre as atrações confirmadas estão Suzy Kill (sexta), Samba do Café e Legião Urbana Tributo (sábado), Guina Kalô e The Mars com tributo a Bruno Mars (domingo).

Laços históricos com o Brasil

Posto que o Brasil possui uma comunidade árabe de aproximadamente 11,6 milhões de descendentes, a conexão com esses países vai além da culinária. Em virtude disso, o festival também presta uma homenagem às contribuições árabes à cultura brasileira, que incluem influências na arquitetura, religião, moda e economia.

O Brasil, inclusive, é hoje o maior exportador mundial de proteína halal, com mais de US$ 23,6 bilhões movimentados em 2024, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Programação completa e serviço

  • Sexta-feira (16): das 18h às 22h
  • Sábado (17): das 11h às 22h
  • Domingo (18): das 11h às 22h

Local: Parque das Águas – Av. Dom Aguirre, s/n – Jardim Abaeté, Sorocaba (SP) Entrada gratuita e pet friendly

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo