
Para as férias de julho, quatro parques de Sorocaba: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” oferecem atividades gratuitas para pais e filhos.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), está organizando essas ações com o objetivo de ensinar as crianças e seus familiares mais sobre o meio ambiente e fazer com que eles se envolvam com atividades ao ar livre e a natureza.
Programação de férias de julho
Cada parque terá uma programação dedicada a uma faixa etária específica, com vários temas e sugestões para períodos específicos.
A intenção da Sema é oferecer a todos uma experiência lúdica e educativa em contato com a natureza, a fim de promover uma vida saudável para os filhos e incutir a paixão pelo protagonismo e pelo cuidado com o meio ambiente.
É possível obter mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br ou por telefone (15) 3219-2280.
Jardim botânico
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” preparou uma programação especial “Férias no Jardim” para crianças de 10 a 12 anos. Ele acontecerá de 4 a 6 de julho, das 8h às 12h.
A partir das 9h desta quarta-feira (26), os pais ou responsáveis devem se inscrever online em https://tinyurl.com/cursoferiasnojardim.
O tema da ação é “Irmãos Villas-Bôas e os povos indígenas, os guardiões da natureza”. O objetivo é fazer as pessoas se familiarizarem com a natureza por meio de atividades recreativas e oficinas, além de incutir uma consciência crítica sobre a importância da preservação da biodiversidade.
O “Férias no Jardim” desta edição apresentará a história dos irmãos Villas-Bôas, que foram importantes sertanistas e indigenistas brasileiros.
Eles foram heróis na defesa dos povos indígenas e foram responsáveis pela criação da primeira reserva indígena do Brasil, o Território Indígena do Xingu, que é a maior reserva brasileira atualmente abrigando 16 povos indígenas.
Além de conhecer essa história, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre alguns aspectos da cultura indígena e a importância desses povos para a preservação da biodiversidade.
Também terão a oportunidade de refletir sobre as diferenças culturais que temos e como nossas práticas de vida afetam a natureza.
Será realizada uma variedade de atividades a cada dia. A Sema apresentará os irmãos Villas-Bôas na quinta-feira, 4 de julho. Também haverá minitear, oficina de argila e brincadeiras com arco e flecha.
No dia 5 de julho, sexta-feira, haverá uma trilha em um pedaço de vegetação natural, uma oficina de tintas naturais e trabalhos artesanais feitos com miçangas de papel e sementes.
As crianças farão uma oficina de identificação de plantas, observarão insetos e participarão de um bate-papo sobre biodiversidade no sábado, 6 de julho.
A Sema afirma que serão disponibilizadas trinta vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. E-mail para mais informações: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.
A localização do Jardim Botânico é na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Ele está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. O acesso é gratuito.