Notícias

CLÁSSICO DO TEATRO! Espetáculo “Romeu e Julieta” é apresentado sexta (10) em Sorocaba

Nesta sexta-feira (10) será apresentado o espetáculo teatral “Romeu e Julieta””, com alunos do Núcleo de Artes Cênicas da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) em Sorocaba.

A peça será apresentada às 20h, com direção de Mario Persico, na Sala Fundec.

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), na sede da Fundação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo site: fundec.info/RomeuJuli24.

Espetáculo teatral

O Núcleo de Artes Cênicas é administrado pela Fundec, que conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Esta adaptação de “Romeu e Julieta”, um dos maiores clássicos da literatura mundial, que conta a história na cidade de Verona, onde duas famílias poderosas são inimigas mortais – a família Montecchio e a família Capulet – promete surpreender e emocionar o público de todas as idades, com uma trilha sonora especial, baseada nas músicas dos Beatles.

“Esta é uma peça que continua a ressoar com as audiências, século após século. É uma história de amor, tragédia e conflito que ainda é relevante nos dias de hoje. Estamos muito animados para trazer nossa visão única deste clássico para o palco e compartilhá-la com o público”, comenta Mario Persico, que também é pelo coordenador do Núcleo de Artes Cênicas.

A Fundec está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99669-2817 ou pelo telefone: (15) 3233-2220.

Sobre a Fundec

A FUNDEC nasceu em 14 de abril de 1992, completando seus 30 anos em 2022, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, com a proposta de administrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba.

É uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a cultura na cidade.

Em 1998, foi criado o Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a FUNDEC, pelo decreto nº. 10.981, com o objetivo suprir a necessidade de se formar músicos para integrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, já administrada pela Fundação, ambas mediante os recursos provenientes do setor público e do setor privado.

A FUNDEC ocupa, desde 2001, o antigo Teatro São Rafael, construído em 1844. O terreno pertencia à família Tobias e a mãe do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, doou parte do terreno à Bela União Sorocabana (uma sociedade de pessoas ligadas a um partido político da época) com a finalidade de construir um teatro, maior que o existente na época, o Teatro Santa Clara.

Uma grande curiosidade, é que o Imperador D. Pedro II já assistiu a uma apresentação teatral no local.

Em pleno coração da cidade o edifício já serviu de abrigo à Prefeitura Municipal, de 1935 a 1980, e à Câmara Municipal, de 1982 a 1999. Restaurado e modernizado, o prédio abriga a Sala FUNDEC, inaugurada em 2007, com capacidade para 244 pessoas, e um moderno sistema de acústica, iluminação e climatização.

Nela, são realizados os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, apresentações artísticas e atividades do Instituto Municipal de Música de Sorocaba.

O prédio ainda conta com salas de aulas e espaço para as mais variadas mostras artísticas. Atualmente, é um ponto de encontro da comunidade sorocabana em exposições.

Hoje a instituição administra, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, vários outros projetos como a Banda Sinfônica da FUNDEC, Orquestra Experimental da FUNDEC, Orquestra Orff, Big Band FUNDEC, “The Little Big Band”, formada por alunos do Instituto, Orquestra de Câmara da FUNDEC, Coral Adulto e Infantil da FUNDEC, Grupo de Choro da FUNDEC, Madrigal FUNDEC, Grupo de Percussão, Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais, Duos (piano e flauta, flauta e violão e piano e trompete) e Núcleo de Artes Cênicas.

A administração da FUNDEC é exercida por uma Diretoria Executiva, vinculada ao Conselho Superior da fundação e a um Conselho Fiscal, cujos membros são voluntários, sem remuneração de qualquer espécie.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo