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CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: Escola de Sorocaba faz atividades sobre o tema em abril de 2024

Foram abordados os costumes, a culinária e o uso das ervas medicinais

A equipe escolar do CEI-50 “Professor Alípio Guerra da Cunha” realizou, ao longo do mês de abril, uma série de atividades que contempla o projeto “Cultura dos povos indígenas”, no Wanel Ville em Sorocaba.

De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, foram abordados os costumes, a culinária e o uso das ervas medicinais por meio de atividades que contou com a participação das 10 turmas, que somam, ao todo, 208 estudantes na unidade.

Atividades

Foi realizada uma exposição dos trabalhos das crianças, que revelou a importância dos alimentos naturais, em espaços organizados pela equipe de professoras do CEI.

As ilustrações foram produzidas com a tinta natural de Urucum, proporcionando um colorido todo especial às atividades.

Na quarta-feira (17), também houve contação de história sobre a “Lenda da Mandioca”, nos períodos da manhã e tarde. A iniciativa contou com muita interação e diversão por parte dos estudantes.

Valorização dos povos indígenas

Por que é importante estudar e valorizar os povos indígenas nas regiões onde ocorrem em menor número? Essa pergunta é muito importante e levanta diversas questões que passam despercebidas no cotidiano.

Na grande maioria das escolas do país, no dia 19 de abril se comemora o Dia do Índio, que foi escolhido a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano em 1940 (FUNAI 2011, MEC 2020).

Mas para a grande maioria das crianças, comemorar esse dia não é didático e palpável, já que acreditam que esses povos estão vivendo apenas em regiões distantes, em florestas no Norte e Nordeste do país, pensamento construído a partir de estereótipos.

Esse imaginário não fica restrito apenas às crianças e acaba se tornando um senso comum.

Segundo Iasmim da Silva Rodrigues, Marcela Pinto Barbosa Vassar e Fábio Souto de Almeida, da UFRRJ,  a valorização dos povos indígenas desde a pré-escola enriquece a visão das famílias trazendo debates sobre preservação ambiental, cultura, educação, valores e respeito às diferenças. Também é importante resgatar a história dos primeiros habitantes do território brasileiro, que muito contribuíram para a cultura atual do país.

Os saberes e a cultura tradicional são de suma importância na formação da sociedade brasileira e o contato com esses povos pode gerar um resgate do conhecimento que detêm. Além disso, reafirmar a herança cultural indígena dessas regiões de menor predomínio é relevante para reduzir os impactos negativos sobre essas comunidades.

Cabe destacar que os povos indígenas são especialmente vulneráveis onde ocorrem em menor número e nas regiões mais urbanizadas e industrializadas, caso das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Assim, a cultura dessas populações minoritárias está  ameaçada (Observatório do Terceiro Setor 2017, ONU 2017).

Com isso, importantes conhecimentos tradicionais podem ser perdidos e uma parcela relevante da identidade cultural brasileira pode ser esquecida.

Os povos indígenas possuem conhecimentos acerca dos bens naturais e dos processos ecológicos que proporcionam condições para realizar atividades em consonância com a conservação ambiental.

Nesse sentido, é possível dizer, que a aproximação entre esses povos e os cidadãos em geral, pode servir como uma oportunidade para conscientizar a população sobre a relação harmoniosa e equilibrada que os indígenas possuem com o meio ambiente, proporcionando trocas de saberes. Essa atitude pode ser um meio de aprender com os povos indígenas, rever conceitos e paradigmas, para ter uma relação benéfica com o meio ambiente.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos.

A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Nesse sentido, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, indica que o conhecimento adquirido pelos povos indígenas são úteis para o desenvolvimento sustentável, pois afirma que “o respeito aos conhecimentos, às culturas e às práticas tradicionais indígenas contribui para o desenvolvimento sustentável e equitativo e para a gestão adequada do meio ambiente’’ (FUNAI 2008, UNESCO 2020, São Paulo 2020).

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