NotíciasDinheiro

Empregadores devem enviar informes de rendimentos até quinta-feira (29)

Comprovantes são necessários para declarar Imposto de Renda

Os empregadores têm até quinta-feira (29) para enviar os informes de rendimentos aos funcionários, referente aos valores de 2023. A disponibilização é obrigatória e pode ser feita pelos Correios ou pela internet.

Esses comprovantes são necessários para que os funcionários possam preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 que, neste ano, vai de 15 de março a 31 de maio.

Os comprovantes devem conter os valores recebidos pelos trabalhadores no ano anterior, além de detalhar valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda.

E se não for enviado?

Caso o funcionário não receba o informe de rendimento até o prazo mencionado, deve procurar o setor de RH da empresa e, se o atraso continuar, a Receita Federal pode ser acionada.

Além disso, em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário pedir novo documento corrigido.

A Receita orienta os contribuintes a guardar os informes de rendimentos por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A regra também vale para os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas.

A declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos em 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo