
Visando incentivar o empreendedorismo dos jovens da cidade, a prefeitura de Sorocaba dará início, nesta quarta-feira (22), ao Projeto Jovem Empreendedor, que está sendo desenvolvido em parceria com a E.E. “Rosemary de Mello Moreira Pereira”.
Objetivo do projeto de empreendedorismo aos estudantes
O objetivo é proporcionar uma nova visão de projeto de vida aos jovens estudantes, especialmente alunos do terceiro ano do Ensino Médio, abrindo oportunidades para a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
Os estudantes atendidos também terão esclarecidas suas dúvidas sobre os vários programas, projetos, serviços e benefícios oferecidos ou que podem ser orientados pelo CRAS, a partir do Cadastro Único, tais como o Id Jovem, Bolsa Família, programa Pé de Meia, entre outros.
Sequência do projeto
Os encontros serão realizados todas as quartas-feiras, à tarde, durante o período de aula dos alunos, e uma equipe de técnicos do CRAS irá até a escola para levar todas essas informações e responder suas dúvidas.
– É uma forma de proporcionar um suporte importante para esses jovens, que passam a estar aptos para a entrada no mercado de trabalho, mas que, muitas vezes, precisam de mais informações e esclarecimentos – afirma a coordenadora do CRAS Vitória Régia, Rita Farias.
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.
A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.
De forma bem simplificada, podemos dizer que empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios. Isso pode se dar, por exemplo, a partir de uma solução criada para sanar alguma necessidade dos consumidores, que pode ser um produto ou serviço, com base em um conhecimento ou habilidade específica.
Empreender também envolve a habilidade de gerenciar recursos, tomar decisões estratégicas e adaptar-se às mudanças no mercado. É um processo dinâmico que requer dedicação, perseverança e a capacidade de aprender com os desafios.
O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a taxa de empreendedorismo de negócios estabelecidos com mais de 3,5 anos de existência, passou de 9,9% em 2021, para 10,4%, no ano de 2022.