
As eleições de 2024 estão se aproximando e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já acontecem em todo o país.
Com mais de 513 mil eleitores, participam da corrida eleitoral cinco pré-candidatos à prefeitura de Sorocaba, ao menos até a última quarta-feira (1º).
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira quem são os pré-candidatos a prefeito na cidade nas próximas eleições:
Carlos Péper (Solidariedade)
Carlos Péper já tentou se eleger para vários cargos eletivos. O último foi em 2020, quando se candidatou à Prefeitura de Sorocaba, tendo recebido 1.568 votos. O pré-candidato é jornalista e radialista. Também é formado em gestão publica e atualmente cursa direito.
Morador da Vila Helena, na zona norte da cidade, Péper é casado, tem três filhos e quatro netos. O pré-candidato tem 62 anos. É o atual vice presidente do Solidariedade em Sorocaba, partido que está filiado há seis anos, tendo presidido a sigla por cinco.
Danilo Balas (PL)
Danilo Mascarenhas de Balas nasceu em Sorocaba. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco aos 17 anos e formou-se aspirante oficial em 1997. Se formou, em 2000, professor de educação física e, em 2001, concluiu sua especialização em fisiologia do exercício.
Em 2004, concluiu o curso de direito, quando também se tornou agente da Polícia Federal (PF). Em 2018, foi eleito deputado estadual, tendo recebido 38.661 votos. Nas eleições de 2022, filiado ao Partido Liberal (PL), foi reeleito com uma votação de 94.552 votos. É casado e tem um filha de seis anos.
Paulo Estausia – Paulinho dos Condutores (PT)
Paulo Estausia é o atual presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNTTL). Bacharel em direito, é casado e tem três filhos. É praticante de artes marciais, tendo sido campeão sul-americano por duas vezes.
Foi trabalhador rural até os 18 anos, e também trabalhou na construção civil, na área de segurança e foi motorista. Paulinho dos Condutores, como é conhecido, também já foi candidato a vice-prefeito de Sorocaba, em 2020. A chapa que ele concorria ficou em terceiro lugar.
Renan Santos (PDT)
Renan Santos tem 39 anos e é professor universitário. Também é membro do Sindicato dos Professores (Sinpro) Sorocaba, Foi Presidente da Associação dos Moradores do Jardim Casa Branca, Jd. Santa Cláudia e Jd. do Carmo na Zona Norte e do Diretório Central dos Estudantes da Uniso (DCE Uniso).
Em 2016, foi eleito vereador com 3.186 votos. Também foi candidato a prefeito em 2020, quando recebeu 9.962 votos. O pré-candidato é filiado ao partido desde março de 2020. Conforme ele, o PDT terá uma chapa plural para concorrer ao Legislativo.
Rodrigo Manga (Republicanos)
Atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga foi vereador por dois mandatos: pela primeira vez em 2012, aos 32 anos, com 4.778 votos; e em 2016, foi reeleito com 11.471 votos.
Nasceu em Sorocaba, em 31 de janeiro de 1980. É formado em marketing, casado e tem dois filhos. Já foi vendedor de carros e também é missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus. Quando foi eleito prefeito, em 2020, no segundo turno, recebeu 153.228 votos, ou 52,58% do total. Em maio de 2023, lançou um livro onde conta sua trajetória.
+PARTO de BEBÊ ABANDONADO em SOROCABA foi feito por pessoa CAPACITADA, diz Polícia
Eleições 2024
No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Na hora de votar, é importante que a eleitora e o eleitor tenham atenção na ordem de votação. De acordo com a legislação eleitoral, primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.
Por quantos dígitos é formado o número para vereador?
O número a ser digitado na urna eletrônica para vereador é composto por cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.
E o número para prefeito tem quantos dígitos?
Depois de confirmar o voto para vereador, será a vez de votar para o cargo de prefeito. O número da candidata ou do candidato tem apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.
E se eu errar no momento de digitar o número na urna?
Não tem problema. É só apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto.
Qual o cargo que será disputado em eventual segundo turno?
No segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, só será possível votar para o cargo de prefeito. A segunda etapa de votação somente ocorrerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno. Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro.
Quer treinar para votar?
Conheça o Simulador de Votação, ferramenta disponível no Portal do TSE, que permite às eleitoras e aos eleitores treinar exatamente os procedimentos que acontecem no instante da votação, como se estivessem diante da urna eletrônica no dia do pleito.