
Na quarta-feira, dia 29 de maio, a prefeitura de Sorocaba realizou ações de Educação Ambiental na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro.
O objetivo, de acordo com a prefeitura, foi sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas e orientar como agir nesses casos.
As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.
Riscos da queimada e educação ambiental
Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, que lançam compostos tóxicos na atmosfera capazes de provocar irritações às vias respiratórias, se inalados.
Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.
Como uma das estratégias educativas, a Sema levou à Praça Coronel Fernando Prestes uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), de espécies da região de Sorocaba que sofrem com as queimadas, como o tamanduá-bandeira, o tatupeba e o jabuti-piranga.
Um material informativo sobre o tema também foi distribuído às pessoas.
No local, a Sema também realizou campanha educativa ambiental, incluindo a entrega de mudas de árvores, como pitanga, ipê-amarelo, aldrago e jacarandá-caroba, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores na cidade.
Denuncie!
Ao presenciar uma queimada, o morador deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo.
As denúncias para a Sema/Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) podem ser feitas pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 e pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.