SorocabaNotícias

 Em Sorocaba, edifício mais alto do interior do Brasil leva conceitos urbanísticos para novas centralidades 

Interior do País atrai empreendimentos com foco em aspectos urbanos, que privilegiam espaços abertos e promovem a gentileza urbana, como o Ícone Planeta, da Königsberger Vannucchi para a Construtora Planeta 

Na zona sul de Sorocaba, interior de São Paulo, foi construído o edifício mais alto do interior, Ícone Planeta, novo empreendimento residencial de alto padrão com arquitetura Königsberger Vannucchi para a Construtora Planeta.

Com mais de 22 mil m² de área construída e uma única torre de 141 metros de altura, o edifício residencial, o mais alto do interior do Brasil, foi erguido após 37 meses de construção, prazo recorde para uma obra deste porte.

Com histórico de projetos de impacto urbano em grandes centros e tecnicamente desafiadores, a Königsberger Vannucchi tem em seu portfólio, construído ao longo dos 52 anos de existência, edifícios que o credenciaram para a execução do Ícone.

Projetos

Em 2022, assinou o projeto Platina 220, atual prédio mais alto da capital paulista e marco da criação de um novo eixo urbano na Zona Leste de São Paulo.

É responsável também por projetos como Brascan Century Plaza, Stadium Alphaville e Curitiba Universe – marcados por sua arquitetura de uso misto – e que, por meio de suas implantações, qualificam a relação com o contexto urbano.

Edifício mais alto do interior do Brasil: Ícone Planeta

Inicialmente, o projeto para o Ícone Planeta seria concebido com aproximadamente 80 metros de altura. No entanto, após análise minuciosa das características do terreno e do produto, assim como uma intensa interação entre o escritório e o cliente ao longo do processo, surgiu o desejo de criar um ícone que desafiasse os limites verticais tradicionais, tornando-se uma referência na cidade.

“No nosso processo projetual, a interação com o cliente é fundamental. Acreditamos que desta forma surgem as melhores soluções para o projeto, construído a quatro mãos, e o Ícone Planeta é um ótimo exemplo disto”, afirma Alexandre Daud, Diretor Associado da Königsberger Vannucchi.

A configuração arquitetônica apresenta escalonamentos ao longo da altura do prédio. Com a disposição triangular de três apartamentos por andar, o edifício se integra harmoniosamente ao terreno angulado, proporcionando visuais desobstruídos, iluminação e ventilação cruzada para todos os apartamentos.

O resultado é uma volumetria singular a ser observada de diversos pontos de vista em Sorocaba e no entorno próximo.

 

 

Os grandes terraços e as janelas posicionadas nos vértices do “triângulo” contrastam com as superfícies das fachadas dos quartos, destacando a grelha marcante da estrutura do edifício e conferindo leveza ao conjunto.

Diferenciais

O projeto é marcado pelo uso mínimo de muros e gradis, resultando em um amplo jardim aberto para a cidade, promovendo assim a gentileza urbana.

“Existe uma relação muito agradável entre o pedestre e o lobby envidraçado, potencializado pela relação com o verde da natureza. Não precisamos construir cidades com grades.

A separação entre o público e o privado se resolve com soluções arquitetônicas que tomam partido do posicionamento do edifício no lote e da topografia do terreno”, conta Daud.

A estrutura foi um dos desafios enfrentados, não apenas devido à altura imponente, mas também à esbeltez única do prédio. O projeto foi submetido a um rigoroso teste em túnel de vento, que determinou os esforços e cargas de vento no edifício.

A solução, proposta pelos engenheiros responsáveis pelo cálculo estrutural, previu espessas paredes de concreto formando um núcleo central no edifício, também utilizado para a circulação vertical, apoiadas sobre uma fundação robusta, de um grande bloco de 1.600 metros cúbicos de concreto, garantindo a estabilidade do edifício.

As áreas comuns

As áreas comuns foram estrategicamente posicionadas em andares elevados, proporcionando vistas deslumbrantes da cidade. O Sky Health Club & Spa, localizado no 21° andar, oferece instalações como sala de massagem e hidro, enquanto o Sky Lounge & Gourmet, situado no 29° andar, proporciona um ambiente exclusivo para os moradores.

Como diferencial, o empreendimento apresenta portaria com serviço de delivery, hall com entradas sociais e de serviço independentes, vagas para visitantes, energia fotovoltaica para a área de lazer, iluminação em LED nas áreas compartilhadas e sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação.

Iluminação

A iluminação noturna dos escalonamentos, alimentada por um sistema de placas fotovoltaicas, não apenas reforça a marcante presença do edifício na cidade, mas também realça o paisagismo circundante e proporciona segurança e conforto aos passeios públicos.

“A ideia é que o Ícone Planeta seja um verdadeiro farol da cidade, como um ponto de referência para os sorocabanos e até mesmo para helicópteros e aviões, que não têm rota nas proximidades do edifício, mas podem de certa forma se localizar no período noturno com esta iluminação”, explica Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Construtora Planeta.

Ficha técnica: 

  • Projeto: Ícone Planeta
  • Local: Sorocaba (SP)
  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do Terreno: 2703 m²
  • Área Construída: 22.079,31 m²
  • Altura: 141 m
  • Arquitetura e Paisagismo: Königsberger Vannucchi
  • Coautores: Jorge Königsberger – Gianfranco Vannucchi – Alexandre Daud – Claudio Inserra – Carla Estrella
  • Equipe: Daniel Ferrer – Ana Peral – Cesar Marques – Monique Genari – Henrique Malvone – Luiza Parreira – Breno Veiga – Caio Nunes – Karina Godois
  • Diretor Executivo: Daniel Toledo
  • Incorporação e Construção: Construtora Planeta
  • Estrutura: França & Associados
  • Instalações Prediais: SKK Engenharia
  • Fundações: Consultrix
  • Elevadores: Atlas
  • Consultoria de Fachada: The.Eng
  • Consultoria Estrutural: PBC Engenharia 
  • Consultoria de Acústica: Audium
  • Arquitetura de Interiores: Simone Guimarães Arquiteta e Associados
  • Fotos: Pedro Vannucchi

Principais fornecedores: 

  • Estrutura: JRNS  
  • Caixilharia: Bimetal
  • Concreto: Supermix 
  • Alvenaria: Technologys
  • Tintas: Coral e Suvinil
  • Vidros: Tempermax
  • Piso cerâmico: Eliane
  • Piso vinílico: Eucatex

Sobre a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados 

Em 1972, nascemos com um propósito: projetar novas relações entre as pessoas e a cidade. De lá para cá, desenvolvemos projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, institucionais e de uso misto.

Somos um espaço que cria, provoca e repensa a arquitetura a partir das relações e experiências que ela é capaz de criar.

Olhamos para o todo e para todos porque assim descobrimos e revelamos o que existe de mais verdadeiro, valioso e essencial em cada projeto e interação.

Foram mais de 1000 projetos, todos únicos, pensados a partir do olhar corajoso, criativo e apaixonado de pessoas que, assim como a gente, acreditam no valor de cada transformação.

Sobre os sócios

Jorge Königsberger é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie – FAU/Mackenzie. Foi professor na FAU/FAAP e na FAU/ Mackenzie, além de diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP.

Gianfranco Vannucchi é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP.Ambos são ex-presidentes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA.

Daniel Toledo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – POLI/USP. Ingressou no Königsberger Vannucchi em 2013, e tornou-se sócio do escritório em 2016.

 

Acesse:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo