Dia D contra Dengue acontece na sexta-feira (1) em Sorocaba com ações intensificadas
Neste ano, foram realizadas 45.958 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos
O Dia D contra a Dengue será realizado nesta sexta-feira (1) com ações sendo intesificadas pelas equipes de Zoonoses em diversos pontos de Sorocaba.
Sendo anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura de Sorocaba aderiu à mobilizaão, por meio da Secretaria da Saúde (SES). As ações para prevenção e controle de arboviroses, que perduram o ano todo, serão intensificadas.
Somente neste ano, foram realizadas 45.958 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; houve 37 autuações; coleta de 129.290 kg de inservíveis, além de 20 atividades educativas para o público geral sobre o combate das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).
Força-tarefa
Segundo informações da prefeitura de Sorocaba, com o rápido aumento de casos registrados neste ano em todo Brasil, a SES já vinha fortalecendo os trabalhos educativos nos bairros, de caráter preventivo, além de atividades de força-tarefa em toda a cidade.
Além dos três caminhões disponibilizados diariamente para a retirada de materiais que possam acumular água, gerando potenciais criadouros do mosquito, a pasta municipal também realiza visitas de rotina às residências para orientações e aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”, quando há a constatação de algum caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada.
A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão.
Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e realiza a inspeção da área para tomar as devidas providências.
Confira os locais e as ações programadas para o “Dia D”:
Bloqueio de criadouros (visita a imóveis):
– Vila Jardini
– Júlio de Mesquita Filho
– Jardim Colorau
– Vila Barcelona
– Jardim Flamboyant
– Parque São Bento
Nebulização:
– Vila Jardini
– Vila Hortência
– Jardim Colorau
– Vila Barcelona
– Jardim Leocádia
Exposição de informações de combate as arboviroses:
– Praça Cel. Fernando Prestes
Intensificação de fiscalizações:
– Jardim Marli
– Parque Vitória Régia
Saiba mais sobre a dengue
Os sintomas de dengue geralmente incluem febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo, fadiga, fraqueza, manchas na pele ou coceira. Além disso, o público infantil também apresenta sintomas semelhantes aos que são observados nos adultos.
Para confirmar o diagnóstico da dengue em uma pessoa, além da avaliação dos sintomas apresentados, é necessária a realização de exames laboratoriais. No entanto, ao notar a manifestação de qualquer um dos sintomas, é recomendado que o munícipe procure um médico.
A principal forma de se prevenir contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.
Algumas das ações recomendadas são a eliminação de água armazenada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, como por exemplo em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.
Portanto, em Sorocaba, os moradores que flagrarem o descarte indevido de materiais ou outros fatores que podem contribuir com a proliferação do mosquito, podem realizar denuncias através dos telefones gratuitos: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800, bem como o e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .
O Governo do Estado de São Paulo também divulgou o lançamento do portal “Dengue 100 Dúvidas”, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
O serviço se torna um importante aliado para desmistificar fake news que circulam nas redes sociais e orientar a população sobre o combate ao mosquito. O acesso já está disponível no link www.dengue100duvidas.sp.gov.br.