
O aumento de casos de dengue em Sorocaba, aliado ao aumento de doenças respiratórias, resultou em uma queda nas doações de sangue na cidade. Há 15 dias, o número de doadores caiu aproximadamente 30%. Com isso, o Hemonúcleo de Sorocaba entrou em estado de alerta.
Segundo o gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Sorocaba, Frederico Brandão, contrair a doença impossibilita temporariamente que o morador realize a doação. “Nós temos atribuído a esse quadro o que a gente está passando agora. Por isso, as pessoas que estão saudáveis, é muito importante que separem um tempinho do dia para realizar a doação de sangue”.
Quem teve dengue, precisa esperar 30 dias para doar sangue após a recuperação. Se for a hemorrágica, o prazo é estendido para seis meses. Já quem teve gripe deve esperar pelo menos um mês para doar.
+Lista de 10 REMÉDIOS PROIBIDOS pela Anvisa deixa brasileiros CHOCADOS
Uma doação pode salvar mais do que quatro vidas. Quem doa ajuda bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pessoas em tratamento contra o câncer que passaram por cirurgia ou sofreram um acidente.
“Nós não temos um outro produto que substitua os componentes do sangue. Toda vez que é feita uma doação, a gente tem um concentrado de hemácias, de plaquetas, o plasma e o criopreciptado, e cada um desses componentes é dirigido para um paciente, conforme a sua necessidade. Por isso a importância da doação. A gente só pode obter isso a partir da doação voluntária”, explica Frederico Brandão, ao g1.
Requisitos para doar sangue
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos pais e responsáveis);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Levar documento com foto;
- Ter tido uma boa noite de sono;
- Estar bem alimentado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
Intervalo entre as doações
- Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;
- Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.
- Em Sorocaba, a Colsan funciona das 7h às 12h e está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro.
É possível fazer o agendamento da doação pela internet e facilitar o atendimento nos hemocentros. Para isso, é só acessar o link.
Dengue em Sorocaba
A cidade de Sorocaba ultrapassou os 10 mil casos de dengue em menos de quatro meses em 2024. No período, quatro pessoas morreram pela doença no município, que declarou situação de emergência há mais de um mês.
Até esta segunda-feira (22), a cidade havia confirmado 10.275 casos da doença. Em fevereiro, este número era consideravelmente menor, mas já preocupava preocupava com 3,2 mil casos.
As mortes em investigação também aumentaram consideravelmente. Até o dia 11 de abril, três mortes pela doença eram investigadas. 11 dias depois, o número aumentou para 14.
Além disso, a maioria das vítimas que não resistiram à doença é jovem. A primeira morte por dengue na cidade foi confirmada no dia 14 de março. A vítima é uma mulher de 49 anos, sem comorbidades, que morreu em 2 de março. O segundo óbito, de um homem de 39 anos com comorbidades, foi confirmado no dia 1º de abril.
A terceira morte, de uma idosa, de 77 anos, que possuía comorbidades, foi confirmada no dia 8 de abril. Ela morreu no dia 31 de março.
Já a quarta morte foi confirmada no dia 11 de abril. Trata-se de uma mulher de 46 anos, que não possuía comorbidades. Ela morreu no dia 28 de março.
Atualmente, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades pré-hospitalares (UPHs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município atendem pessoas com suspeita da doença. Três unidades atendem pessoas com sintomas mais graves, são elas:
- UBS Fiori: Rua Atanázio Soares, 814 – Vila Olimpia;
- UBS Hortência: Rua Teodoro Kaizel, 677 – Vila Hortência;
- UBS Simus: Alameda dos Lírios, 327 – Jardim Simus.
Estas UBSs funcionam das 8h às 18h e são consideradas “sentinelas”. Nelas, também serão realizadas coletas de exame (hemograma), até as 14h. Antes, só era possível fazer o exame em unidades de urgência e emergência, como UPHs, UPAs e PAs.