SaúdeSorocaba

DENGUE: Mais de 500 crianças são VACINADAS contra a doença no PRIMEIRO DIA de imunização

Mais de 500 crianças foram vacinadas contra a Dengue no primeiro dia de imunização contra a doença em Sorocaba, nesta segunda-feira (6). Foram 516 crianças de 10 anos em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta semana, a imunização seguirá, das 10h às 16h, de forma escalonada: na terça-feira (7) para crianças de 10 anos, e na quarta (8), quinta (9) e sexta-feira (10) para crianças de 11 anos.

Somente as UBSs Fiori, Simus e Hortência não ofertarão a vacina, no momento, pois estão funcionando com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da dengue.

Na UBS Maria do Carmo, a Júlia Pacheco Lopes, de 10 anos, já garantiu sua aplicação. “Não podemos perder a oportunidade, temos que estar com todas as vacinas em dia, inclusive contra a dengue”, afirma a pequena.

Júlia estava acompanhada de sua mãe Karina Pacheco Lopes, que salientou a importância da imunização. “Estávamos aguardando com ansiedade. Que bom que a vacina chegou para as crianças. Agora é aguardar para que nós adultos também possamos tomar”, declara a mãe.

Vale lembrar que pacientes imunossuprimidos não devem se vacinar, devido à contraindicação. É necessário respeitar um intervalo de seis meses, caso o munícipe tenha contraído dengue. Outra recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é que a segunda dose deve ser recebida somente após 90 dias da primeira aplicação.

+GCM DETÉM homem de 24 anos por AGRESSÃO e TENTATIVA DE FURTO

O que é a dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Veja quais são os principais sintomas da dengue:

  • Febre;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Prevenção e cuidados com a dengue

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

A cidade registrou nesta segunda, a 12ª morte pela doença em 2024. A vítima é uma mulher de 28 anos. O óbito foi registrado no dia 16 de abril. Ela não tinha comorbidades. Com mais de 15 mil casos, a cidade tem ainda seis mortes em investigação.

Até segunda-feira, a cidade confirmou 15.729 casos da doença, sendo 15.554 autóctones, 164 importados e 11 indeterminados.

Outras mortes
A primeira morte por dengue na cidade foi confirmada no dia 14 de março. A vítima é uma mulher de 49 anos, sem comorbidades, que morreu em 2 de março. O segundo óbito, de um homem de 39 anos com comorbidades, foi confirmado no dia 14 de março.

A terceira morte, de uma idosa, de 77 anos, que possuía comorbidades, foi confirmada no dia 8 de abril. Ela morreu no dia 31 de março.

A quarta morte é de uma mulher de 46 anos, sem comorbidades relacionadas, que morreu no dia 28 de março. O óbito foi confirmado no dia 11 de abril.

A quinta e sexta morte foram confirmadas no dia 25 de abril, sendo de um idoso de 75 anos que possuía comorbidades e uma mulher, de 31 anos, que não havia histórico médico anterior.

Outras três mortes foram confirmadas em 29 de abril, sendo um idoso de 69 anos, que morreu no dia 11 de abril e que não tinha histórico de comorbidades; um idoso de 80 anos, com comorbidades, que morreu em 15 de abril e um idoso de 76 anos, sem comorbidades, que morreu em 17 de abril.

Na quinta-feira (2), a prefeitura confirmou mais duas mortes, sendo um homem de 59 anos, que morreu no dia 4 de abril e possuía comorbidades, e uma mulher, de 36, que morreu no dia 13 de abri e não tinha histórico de comorbidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo