O mês de março traz algo consigo que é bastante temido por uma gama de brasileiros: a Declaração de Imposto de Renda.
Com isso, os contribuintes já podem começar com os preparativos para não deixar nada para a última hora e acabar perdendo o prazo.
Portanto, é imprescindível reunir todas as documentações necessárias para, posteriormente, efetuar o envio dos dados.
Declaração de Imposto de Renda: alterações para 2024
O IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2024 refere-se ao ano-base 2023. Com a virada do ano, a declaração apresentará mudanças importantes. Confira:
- Isenção – A faixa da isenção teve ampliação, indo para R$ 2.640,00 (o que equivale a 2 salários mínimos);
- Tabela progressiva – Não houve reajuste para as demais faixas na tabela progressiva;
- Deduções – Deduções a cada dependente ou pensão alimentícia permanecem as mesmas. Conquanto, a dedução pelos gastos com a saúde ampliou a fim de incluir plano odontológico;
- Prazo da entrega – A Declaração do Imposto de Renda 2024 terá o prazo de entrega do dia 15 de março até o dia 31 de maio;
- Novidades – A Receita Federal recentemente lançou o “Meu Imposto de Renda”, que é um programa para facilitar a declaração para aqueles que recebem rendimentos tributáveis de, no máximo, R$ 60.000,00.
Prazo para envio dos Informes de Rendimentos terminou ontem (29)
Terminou ontem (29) o prazo das instituições financeiras e empresas para o envio dos informes de rendimentos dos contribuintes. Ressaltando que a declaração do IR neste ano começa no dia 15 de março.
Nos anos passados, não é mais obrigatório o envio dos comprovantes pelos Correios no formato físico. Atualmente, todas as devidas informações podem ser encaminhadas:
- Pelo e-mail;
- Por links para download diretamente na internet;
- Através de apps para dispositivos móveis;
- Os servidores públicos federais terão acesso aos comprovantes através do app SouGov.br ou pelo site.
Os informes têm como objetivo uma maior agilidade no processo da fiscalização junto à Receita Federal. Isso possibilita a verificação das informações, bem como a identificação das sonegações dos impostos e possíveis erros da parte dos contribuintes.
A documentação fornecida deve incluir certos detalhes como:
- O valor recebido no ano anterior;
- Descontos destinados ao IR retido na fonte e à Previdência Social.
A facilidade no acesso se estenderá aos pensionistas e aposentados do INSS também, uma vez que eles conseguem retirar os comprovantes no site Meu INSS ou pelo app, disponível para os sistemas Android e iOS.
Igualmente, plano de saúde individual, fundo de pensão, corretoras e bancos são responsáveis pelo fornecimento dos documentos que forem precisos para a correta dedução no Imposto de Renda.
Prazo da entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024
A Receita Federal fez uma alteração neste ano com relação ao prazo da entrega da declaração. Em 2024, os contribuintes possuem o prazo do dia 15 de março até o dia 31 de maio a fim de realizar os envios.
Lembrando que, para facilitar ainda mais a vida do contribuinte, há a disponibilidade desde o primeiro dia do prazo de entrega da declaração pré-preenchida.
Essa declaração vida uma maior comodidade, reduzindo as chances de erro. Ressaltando que ela não fica liberada antes do dia 15 por conta da necessidade da consolidação das informações junto às empresas pela Receita Federal.
Para quem enfrentar atrasos com o envio dos comprovantes de rendimento, torna-se essencial e urgente seguir para o setor dos recursos humanos da instituição financeira ou da empresa. Se não for entregue o que é devido, basta contatar a Receita Federal a fim de solucionar o problema.
Em situações de divergências ou erros na documentação recebida, recomenda-se solicitar a versão corrigida o quanto antes para não cair na malha fina.
Passo a Passo rápido
Reúna os documentos
- Informe de Rendimentos dos empregadores, investimentos e bancos;
- Recibos das despesas dedutíveis (educação, saúde, pensão alimentícia).
- Declaração anterior.
Acesse o programa da Receita Federal
- Baixe e acesse o programa que gera a Declaração do Imposto de Renda no site da Receita Federal, instalando-o no computador;
- Preencha toda a declaração;
- Siga as instruções;
- Informe os rendimentos, bem como despesas dedutíveis;
- Revise as informações cuidadosamente antes do envio.
Envie a Declaração de Imposto de Renda
- Transmita a declaração dentro dos prazos (15 de março até 31 de maio);
- Guarde bem o recibo da entrega.