O projeto Sabe Tudo, que foi abandonado pelos governos de Sorocaba nos últimos anos, foi reativado nesta semana através da Sedu (Secretaria da Educação), com um novo nome: Sabe Tudo Conect@.
A estrutura do antigo prédio do Sabe Tudo foi reaproveitada, revitalizada e readequada para abrigar novas atividades em relação ao antigo trabalho e também projeto pedagógico.
A primeira unidade disponibilizada foi a que funciona junto à Escola Municipal “Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, na Zona Norte.
Pelo projeto Conect@, serão ofertadas oficinas nas seguintes áreas:
– cultura digital;
– tecnologia e pensamento computacional;
– cursos como os de Informática;
– tecnologia usual para o dia a dia;
– apoio escolar voltado para a cidadania digital;
– criatividade e inovação;
– cultura maker e produção audiovisual
Na cerimônia de abertura do novo projeto, estavam o secretário da Educação, a vice-diretora da escola, Camila Aguiar, além de gestores da Sedu e vários integrantes da comunidade escolar. Um grupo de alunos, do 5º ano da escola, apresentou um texto em agradecimento ao novo equipamento recebido.
O objetivo é que todos os alunos da rede municipal, do 1º ao 9º ano das unidades escolares anexas aos espaços, utilizem o Conect@. Os estudantes de outras unidades escolares da rede, também poderão utilizar os recursos disponíveis, em horários agendados.
Além da unidade já inaugurada, estão programadas aberturas de outras unidades do Sabe Tudo Conect@, junto a outras sete escolas: E.M. “Amin Cassar”; E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”; E.M. “Maria Domingas Tótora de Góes”; E.M. “Flávio de Souza Nogueira”; E.M. “Oswaldo de Oliveira”; E.M. “Luiz Almeida Marins” e E.M. “Quinzinho de Barros”.
Além de recuperar os espaços que estavam abandonados e sendo alvo de vandalismo, agora também há outra oportunidade de aprendizagem nos espaços, voltada aos segmentos da tecnologia, inovação e gamificação.
Como exemplo, a unidade anexa à E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti”, disponibiliza os equipamentos e funcionalidades para aproximadamente 1300 alunos matriculados na escola.