Notícias

Curso online de Libras tem inscrições abertas nesta quinta-feira (7)

Objetivo é ampliar a inclusão das pessoas surdas no estado

As inscrições para as turmas de março do curso online básico de Libras estão abertas no site do Governo do Estado a partir desta quinta-feira (7).

O objetivo, segundo informações divulgadas pelo Governo de São Paulo, é ampliar a inclusão das pessoas surdas no estado. O curso é realizado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que dobrou de 400 para 840 o número de vagas mensais.

Ainda conforme o governo, a capacitação será dividida em seis turmas com diferentes horários: duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras, e duas turmas terão aulas aos sábados pela manhã.

Mais sobre o curso de Libras

O curso oferece uma ampla variedade de temas, desde conceitos básicos até expressões mais avançadas em Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda.

O conteúdo inclui os seguintes tópicos: Introdução à Libras; Identidade e Cultura Surda; Comunicação entre surdos e ouvintes; Variedades regionais na Libras; Sistema de notação em Libras; Alfabeto manual; Gestos pessoais; Saudações e cortesias; Vocabulário relacionado ao clima; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais e corporais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números cardinais e quantidades; Dias da semana; Vocabulário familiar; Emoções; Horários e duração; Descrição de ambientes residenciais; Localização e direções; Meios de transporte; Vocabulário profissional; Documentação; Verbos e formas de conjugação; Configurações de mãos e gestos específicos.

Cada turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.

A iniciativa tem como propósito principal capacitar pessoas não surdas a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo.

Porém, o curso está aberto ao público em geral a partir de 18 anos, com ou sem deficiência, interessado em aprender a Libras. Mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado já foram capacitadas.

Importância de aprender Libras

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua espaço-visual, com uma estrutura linguística e gramatical própria, diferente do português. Ela é uma das principais formas de comunicação das pessoas surdas no Brasil.

Seu objetivo é promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade.

Além disso, a Libras é um fator muito importante para a construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira. É por meio dela que muitas vezes as pessoas surdas garantem suas interações culturais e sociais.

De acordo com a plataforma HandTalk, que ensina libras online, atualmente no Brasil existem cerca de 2,3 milhões de pessoas surdas, que se comunicam majoritariamente em Libras.

Apesar da Língua Brasileira de Sinais ser reconhecida por lei no Brasil desde 2002, ela ainda não está presente em ambientes muito importantes, como as instituições de ensino.

Ou seja, várias pessoas surdas precisam dessa língua para se comunicar e ter acesso às informações, mas a educação brasileira não inclui o ensino de Libras na maioria das escolas.

Sendo assim, o ensino de Libras pode ser dividido em duas categorias: para as pessoas surdas ou para as pessoas ouvintes. Muitas pessoas surdas nunca aprenderam Libras formalmente.

Isso ocorre porque elas normalmente são as primeiras da família com surdez, então ninguém do seu entorno tem contato com o idioma. Outras vezes, ocorre por conta do ouvintismo presente na sociedade, que impede as pessoas surdas de aprenderem a língua de sinais, e as faz se adaptar à língua falada de seu país. No caso do Brasil, o português.

O ensino focado nas pessoas da própria comunidade surda muitas vezes é feito direcionado para crianças que não possuem o domínio da língua de sinais. Dessa forma, as escolas devem se preocupar em criar ambientes propícios para o aprendizado da Libras em primeiro lugar, e só depois para o ensino do português.

Agora, ensinar Libras para pessoas ouvintes é um outro processo, mas também muito importante. São vários os benefícios de uma pessoa ouvinte aprender Libras. O mais óbvio é que ela conseguirá melhorar sua comunicação com pessoas da comunidade surda no Brasil, mas as consequências dessa aproximação também são bem importantes.

A pessoa ouvinte vai aprender sobre a cultura surda, valorizando cada vez mais a diversidade cultural e se aliando às pautas de inclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo