
A partir desta terça-feira (28), a cidade de Sorocaba inicia a aplicação da vacina contra a Covid-19 com o imunizante monovalente XBB Moderna (Spikevax) para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos).
A aplicação será feita em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com o horário de cada posto. Apenas as UBSs Fiori, Simus e Hortência não terão a aplicação da vacina, porque estão funcionando com atendimento exclusivo para pessoas que possuem sintomas de dengue.
A Secretaria da Saúde (SES) destaca que é fundamental a importância que todo o público-alvo compareça nas Unidades Básicas de Saúde, levando a Carteira de Vacinação e um documento de identificação com foto.
+É CAMPEÃO! Time de Futsal de Sorocaba conquista o 2º CAMPEONATO da Libertadores
A importância da vacinação contra a Covid-19
A imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. A vacinação contra covid-19 tem como principal objetivo reduzir drasticamente o risco de formas graves da doença, que podem levar a internação e óbitos.
A proteção gerada pelas vacinas decorre da capacidade que elas têm de induzir nosso sistema de defesa a produzir imunidade, seja por meio da ação de células e/ou de anticorpos específicos. A proteção máxima conferida por vacinas, de modo geral acontece cerca de duas semanas após a última dose do esquema vacinal básico.
Por que se vacinar contra a covid-19?
- Porque a vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir a doença e reduzir a circulação do vírus, protegendo principalmente os indivíduos mais vulneráveis.
- Porque as vacinas aprovadas para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes.
- Não há a menor possibilidade de você adquirir covid-19 por meio das vacinas. São vacinas incapazes de se replicar no organismo e gerar doença.
A vacina protege a saúde de quem se imunizou e também das pessoas à sua volta, especialmente as mais vulneráveis ou que possuam alguma comorbidade, como diabetes e hipertensão. “Vacinação é uma estratégia coletiva. Precisamos do maior número de vacinados em todos os lugares”, frisa a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
Todos os imunizantes ofertados à população são testados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de serem disponibilizados. Na fabricação, depois de feitos todos os testes, a empresa precisa apresentar a documentação referente aos resultados das pesquisas.
Assim, técnicos da Anvisa verificam os dados de segurança, eficácia e qualidade do imunizante para, então, liberar a comercialização. Os imunizantes disponíveis nos postos de saúde passaram por todo esse processo e tem segurança garantida.