O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu uma convocação urgente esta semana: pensionistas, aposentados e demais segurados devem manter os dados cadastrais atualizados.
A medida garante uma comunicação eficaz entre os beneficiários e a autarquia, evitando atrasos nos pagamentos e demais problemas de recebimento.
Por que é preciso manter os dados atualizados no INSS?
Comunicação mais eficiente
O INSS usa os dados cadastrais quando precisa contatar os segurados nas mais diversas situações, por exemplo:
- Convocação para renovar perícias médicas;
- Enviar comunicados acerca de benefícios;
- Informar acerca de possíveis fraudes.
Com os dados desatualizados, os beneficiários do INSS correm o risco de não receberem nenhum comunicado importante e ter os direitos prejudicados.
Agilidade na concessão dos benefícios
O processo da análise dos pedidos de benefícios pode se atrasar caso o INSS descubra dados desatualizados ou inconsistentes. Manter o cadastro totalmente em dia é a garantia de que os processos sejam mais eficientes e mais rápidos.
Prevenção das fraudes
A atualização do cadastro auxilia na prevenção de fraudes, uma vez que permite que a plataforma do INSS identifique as tentativas de utilização indevida das informações. Com os dados atualizados, o segurado protege os direitos, bem como evita transtornos.
Quais são os principais dados a serem atualizados?
Informações pessoais, por exemplo, nome, residência, telefone, estado civil, e-mail, CPF e nascimento;
- Dados bancários – Número da conta-corrente onde se receberá o benefício;
- Dados dos dependentes – Se houver dependentes nos benefícios, é ainda mais importante manter as informações deles atualizadas também.
Como atualizar os dados cadastrais no INSS?
- Meu INSS – Acesse o site Meu INSS ou app. Em seguida, faça o login usando CPF e senha. Então, no campo “Meu Cadastro”, verifique os dados e realize as devidas alterações;
- Central de atendimento no 135 – Ligue para o INSS na Central de Atendimento pelo número de telefone 135. Um servidor da autarquia fará o atendimento, com a ligação totalmente gratuita;
- Agência da Previdência Social – Também é possível atualizar os dados cadastrais nas agências da Previdência Social. Para tal, é necessário fazer o agendamento do atendimento presencial.
Documentos que são necessários para a atualização dos dados
- Documento de identidade que tenha foto (RG, CNH ou carteira de trabalho);
- CPF;
- Comprovante de endereço atualizado (pode ser uma conta de água, luz, telefone, internet, etc.);
- Certidão de Nascimento/Casamento (no caso da mudança do estado civil);
- Documentos de todos os dependentes (se for aplicável).
A Previdência Social, definitivamente, não realiza nenhum atendimento via e-mail. Assim, enviar a documentação ou qualquer requerimento por e-mail é ineficaz no que se trata de atualização de dados.
Mantenha a documentação sempre em mãos a fim de facilitar os processos da atualização. Portanto, tenha em mente que deixar as informações corretas no INSS é uma medida fácil e rápida que evita transtornos e garante o recebimento dos benefícios.