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CONVOCAÇÃO URGENTE feita HOJE (08) pelo INSS para quem tem benefício terminado em 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0

A medida garante uma comunicação eficaz

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu uma convocação urgente esta semana: pensionistas, aposentados e demais segurados devem manter os dados cadastrais atualizados.

A medida garante uma comunicação eficaz entre os beneficiários e a autarquia, evitando atrasos nos pagamentos e demais problemas de recebimento.

Por que é preciso manter os dados atualizados no INSS?

Comunicação mais eficiente

O INSS usa os dados cadastrais quando precisa contatar os segurados nas mais diversas situações, por exemplo:

  • Convocação para renovar perícias médicas;
  • Enviar comunicados acerca de benefícios;
  • Informar acerca de possíveis fraudes.

Com os dados desatualizados, os beneficiários do INSS correm o risco de não receberem nenhum comunicado importante e ter os direitos prejudicados.

Agilidade na concessão dos benefícios

O processo da análise dos pedidos de benefícios pode se atrasar caso o INSS descubra dados desatualizados ou inconsistentes. Manter o cadastro totalmente em dia é a garantia de que os processos sejam mais eficientes e mais rápidos.

Prevenção das fraudes

A atualização do cadastro auxilia na prevenção de fraudes, uma vez que permite que a plataforma do INSS identifique as tentativas de utilização indevida das informações. Com os dados atualizados, o segurado protege os direitos, bem como evita transtornos.

Quais são os principais dados a serem atualizados?

Informações pessoais, por exemplo, nome, residência, telefone, estado civil, e-mail, CPF e nascimento;

  • Dados bancários – Número da conta-corrente onde se receberá o benefício;
  • Dados dos dependentes – Se houver dependentes nos benefícios, é ainda mais importante manter as informações deles atualizadas também.

Como atualizar os dados cadastrais no INSS?

  • Meu INSS – Acesse o site Meu INSS ou app. Em seguida, faça o login usando CPF e senha. Então, no campo “Meu Cadastro”, verifique os dados e realize as devidas alterações;
  • Central de atendimento no 135 – Ligue para o INSS na Central de Atendimento pelo número de telefone 135. Um servidor da autarquia fará o atendimento, com a ligação totalmente gratuita;
  • Agência da Previdência Social – Também é possível atualizar os dados cadastrais nas agências da Previdência Social. Para tal, é necessário fazer o agendamento do atendimento presencial.

Documentos que são necessários para a atualização dos dados

  • Documento de identidade que tenha foto (RG, CNH ou carteira de trabalho);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado (pode ser uma conta de água, luz, telefone, internet, etc.);
  • Certidão de Nascimento/Casamento (no caso da mudança do estado civil);
  • Documentos de todos os dependentes (se for aplicável).

A Previdência Social, definitivamente, não realiza nenhum atendimento via e-mail. Assim, enviar a documentação ou qualquer requerimento por e-mail é ineficaz no que se trata de atualização de dados.

Mantenha a documentação sempre em mãos a fim de facilitar os processos da atualização. Portanto, tenha em mente que deixar as informações corretas no INSS é uma medida fácil e rápida que evita transtornos e garante o recebimento dos benefícios.

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